A época mais esperada do ano para os amantes de chocolate está chegando. Você já pensou em fazer ovo de Páscoa em casa? Em tempos de pandemia, essa é uma excelente opção para ganhar um dinheiro extra e ainda agradar à família com sabores diferentes e deliciosos.
Para isso, é fundamental conhecer algumas técnicas profissionais para iniciar a produção caseira. Elas são essenciais para o sucesso do seu negócio. Ficou curioso? Então, leia o artigo e confira como fazer ovo de Páscoa em casa!
Basicamente, existem três tipos de chocolate no mercado: puro, fracionado e hidrogenado. Cada um tem propriedades específicas, várias formas de preparo e, obviamente, preços diferentes.
O chocolate puro tem a manteiga de cacau como base. Sua textura é mais leve e macia, contudo, é preciso fazer a temperagem para conseguir trabalhar com ele. O preço médio varia entre 35 e 45 reais o quilo.
Já o chocolate fracionado é considerado uma cobertura, tendo em vista que contém gordura vegetal em sua composição. A principal vantagem desse tipo de chocolate é que ele aguenta temperaturas elevadas e não precisa ser temperado. O valor também é mais em conta. O preço médio varia entre 20 e 30 reais o quilo.
O chocolate hidrogenado não contém manteiga de cacau, e sim outra gordura vegetal, que pode ser o óleo de babaçu ou palma, por exemplo. Assim como o fracionado, ele não precisa de temperagem. Normalmente é usado para a decoração de bolos de festas e alguns doces. O preço médio varia entre 18 e 23 reais.
Caso a ideia seja produzir ovos de Páscoa gourmetizados e mais nobres, há opções de chocolates mais caros e requintados no mercado, como é o caso do chocolate belga, que tem custo médio de 140 reais o quilo.
Contudo, vale lembrar que, mesmo que o mais indicado seja trabalhar com o chocolate puro, é possível usar o fracionado e o hidrogenado para intervenções pontuais, como em partes decorativas do ovo.
Antes de entender como funciona, exatamente, a temperagem do chocolate, alguns materiais básicos são necessários para que você comece a produção dos ovos de Páscoa: forma dura de policarbonato ou polipropileno, travessas de vidro ou inox, saco de confeiteiro, papel manteiga, termômetro de alimentos, espátula de lâmina quadrada e espátula de confeiteiro.
Agora vamos para o processo. Se você optou pelo chocolate puro, saiba que a temperagem é fundamental para garantir a textura adequada, o brilho e o sabor do chocolate. A quantidade vai depender de quantos ovos serão e do tamanho deles. Com um quilo de chocolate puro, dá para fazer, em média, dois ovos de Páscoa de 240 gramas cada.
O processo mais tradicional de temperagem é feito na pedra, mas existem outras possibilidades. Confira o passo a passo logo abaixo:
Todo esse processo deve ser feito no lugar mais ventilado e fresco da casa, para que seja possível controlar bem a temperatura.
Primeiramente, você precisa forrar um tabuleiro com papel manteiga, que servirá de base para que você apoie as formas com os ovos. Depois que tiver temperado o chocolate, encha as formas e bata na bancada para retirar as bolhas. Após, você precisa retirar o excesso de chocolate virando a sobra em uma vasilha. Passe uma espátula nas bordas da forma para que o acabamento fique perfeito. Vire a forma de cabeça para baixo em cima do tabuleiro e leve para gelar por 10 minutos.
Depois de retirar da geladeira, repita todo o processo e coloque novamente para gelar por 10 minutos. Faça o acabamento do ovo de Páscoa com uma espátula ou faca pequena, raspando a borda do ovo e retirando o relevo que fica dos lados. É preciso ter muito cuidado para não quebrar. Finalize o processo com mais 10 minutos de geladeira e desenforme.
Essa técnica é usada com frequência por profissionais. Em vez de encher toda a forma, como explicado anteriormente, despeje o chocolate temperado somente até a metade da forma. Elimine as bolhas dando leves batidas em cima de uma bancada e, depois, gire a forma bem devagar, até que se cubra toda a superfície. Leve para a geladeira por 10 minutos e faça todo o processo do giro novamente. Se notar que a casca do ovo ainda está fina, repita a técnica do giro três vezes.
Para colar as duas bandas, use um pincel de silicone com um pouco de chocolate derretido. Recheie com bombons ou o creme que quiser (se for o caso), e depois leve à geladeira para que as partes se colem. Depois, é só caprichar na embalagem e fazer a divulgação dos seus produtos.
Viu só como fazer ovo de Páscoa em casa não é um bicho de sete cabeças e pode ser uma ótima alternativa para incrementar a sua renda nesse período? Não há quem resista a um chocolate caseiro bem-feito, saboroso e com preço acessível. Pode apostar que será um sucesso!
Você gostou do artigo? Então curta agora mesmo a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades! Até a próxima!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…