Fim de ano é uma das épocas sazonais mais propícias para aumentar a renda, já que as pessoas tendem a consumir muito durante o período, especialmente quando o assunto é alimentação. Com a proximidade das festas de fim de ano, é natural a busca por alimentos para servir nos dias comemorativos.
Se você não quer perder essa boa oportunidade de aumentar o seu faturamento e vender alimentos, fique atento ao nosso post. Separamos 6 dicas para ajudar você a se planejar melhor para o aumento de demanda e faturar mais nesse período. Confira!
O primeiro passo é se planejar. Para isso, não deixe de verificar o calendário, defina as datas em você vai trabalhar, escolha as receitas e os produtos que farão parte do seu estoque, estabeleça quais pratos serão retirados do cardápio e quais serão incluídos para a ocasião.
Planeje também o atendimento ao cliente, as entregas, as embalagens, os custos, as condições e formas de pagamento, as promoções e a divulgação. E, por fim, o mais importante: siga o planejamento!
Outro ponto importante para vender alimentos em fim de ano é realizar projeções. Projetar a quantidade que será vendida é fundamental para calcular o controle de estoque, fazer a contratação de reforço e definir a produtividade diária, por exemplo.
Analise o quanto você costuma vender normalmente e faça uma estimativa de quanto será o aumento da procura na época de festas. Fazer comparativos com outras datas festivas e anos anteriores pode ajudar. Além disso, é interessante verificar com os clientes quais são os interesses deles para o fim de ano: além de já fechar alguns negócios, você consegue estimar um número de pedidos adicionais.
Antecipe a compra de materiais que podem ser conservados em bom estado por mais tempo. Relacione tudo aquilo que você costuma usar nas receitas e verifique o que não estraga fácil ou não precisa ser fresco. Assim, esses produtos podem ser comprados e estocados. Isso vai ajudar você a ter um bom estoque, principalmente daqueles produtos mais difíceis de encontrar, e não haverá necessidade de mudar a receita de última hora.
Estabelecer acordos com fornecedores vai ajudar você a faturar mais nessa época. A dica é fazer uma estimativa dos produtos necessários e negociar entregas e preços. A procura será grande, e você não pode correr o risco de ficar sem matéria-prima fresca e de qualidade para cozinhar.
Além disso, os preços costumam subir no fim de ano. Então, se você já tiver um acordo estabelecido, será mais fácil conseguir preços e condições de pagamento melhores.
É muito comum que as vendas aumentem nesse período, e você precisa estar preparado para abraçar a nova demanda. Não se esqueça de verificar quantos pedidos você consegue atender com a sua equipe atual e de quantas pessoas vai precisar para dar conta da demanda extra.
Contratar reforço para cozinhar, fazer a pré-preparação dos alimentos, limpar a cozinha, embalar, entregar ou atender os clientes é muito importante. Isso vai ajudar você a manter a qualidade do serviço.
O custo adicional das contratações deve estar no seu planejamento, e é melhor ter um gasto adicional do que entregar fora do prazo ou sem qualidade.
Outro ponto importante é a conservação dos alimentos, desde os usados como matéria-prima até os produtos finas para consumo. É fundamental lembrar que a demanda vai aumentar e que, portanto, você terá mais alimentos para guardar e conservar em bom estado. Não se esqueça de conferir se o freezer e a geladeira conseguirão suportar bem a demanda.
Você não pode correr o risco de perder alimentos da sua produção ou entregar produtos que não estejam na mais perfeita qualidade.
Estar bem preparado para as vendas de fim de ano é importante não apenas para aumentar a sua renda, mas também para fidelizar clientes. As pessoas que tiverem boas experiências com os seus alimentos e serviços nesse período terão mais chances de se transformarem em clientes fiéis e divulgadores.
Gostou de aprender sobre como vender alimentos na época de fim de ano? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe ainda mais dicas!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…