O presunto é um dos embutidos mais procurados pelos brasileiros devido ao seu sabor único e praticidade de consumo. Apesar da grande aceitação, saber como escolher presunto para seus produtos é uma etapa essencial da produção.
Ela deve ser feita de maneira cuidadosa, de acordo com cada receita e resultado que deseja para o prato. Tem curiosidade em entender um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura para conferir!
Apesar de muitos não saberem, existem algumas variações de presuntos dentro do mercado. Cada uma se diferencia na origem e na maneira como é fabricada. Entenda mais a seguir!
Também conhecido como jamón ibérico, tem uma série de características que o fazem único e de qualidade elevada. Ele é feito a partir de um tipo específico de porco, o ibérico da pata preta. Os suínos são de origem espanhola, criados soltos e engordados com alimentos específicos, como as bolotas e ervas. Assim, a carne fica com um sabor diferenciado.
O presunto serrano ou jamón serrano é semelhante ao ibérico porque também é de origem espanhola. No entanto, nessa variação o porco é branco, criado em zonas montanhosas e alimentado com cereais que deixam a carne com um sabor mais leve.
O presunto cozido é facilmente encontrado em supermercados e é muito utilizado na cozinha dos brasileiros. Ele é feito com a carne da pata traseira do leitão defumada, salgada e temperada.
O presunto de Parma é uma variação italiana é vendida crua e é feita a partir do pernil inteiro (exceto as patas) de porcos com peso mínimo de 130 quilos. Durante o processo, a carne é deixada secando e salgando por aproximadamente 10 meses.
Diferentemente do presunto, o apresuntado é feito com a carne do pernil e da pata dianteira. Além disso, seu teor de gordura é maior e a quantidade de carne reduzida. Portanto, o apresuntado tem um valor baixo, mas é um frio de qualidade inferior em comparação aos demais tipos.
Tudo depende da utilização. Por exemplo: para receitas de qualidade superior o presunto parma e os jamóns são ideais. Como apresentam valores altos, são indicados para compor pratos mais requintados ao estilo gourmet.
Agora, se for usar o produto em salgados e outras preparações mais simples, a opção mais viável é o presunto comum. Ele é fácil de encontrar, tem melhor qualidade que o apresuntado e apresenta um preço mais acessível que os demais. Isso faz com que seja o ingrediente com melhor custo-benefício.
O ideal é que a composição do alimento leve apenas a carne do porco, sem misturas com outros tipos. Além disso, é bom estar atento à quantidade de sal — quanto menos, melhor! Quando desejar uma alternativa de qualidade superior, como o presunto parma, opte por uma marca sem conservantes.
Agora você sabe como escolher presunto para os seus produtos e pode colocar seu conhecimento em prática. Dentro do setor alimentício, é indispensável ter cuidado com a seleção dos ingredientes entre diversos tipos. Só assim é possível garantir a qualidade dos alimentos, a satisfação do cliente e o sucesso definitivo do seu negócio.
Gostou de saber um pouco mais sobre a escolha do presunto? Venha conferir também como precificar seus produtos e salgados com segurança!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…