A época mais importante para o comércio está chegando: as festas de fim de ano. É neste mês que as pessoas estão mais dispostas a gastar o dinheiro economizado — ou recebido no 13º — para comprar presentes ou se preparar para as festividades. E esse momento também é bem lucrativo para as padarias, sendo preciso bastante organização para fechar o ano com um saldo positivo. Quer saber como se preparar para as festas de final de ano na sua padaria? Então confira agora mesmo nossas dicas:
Quando for fazer o planejamento do estoque e das vendas para dezembro, é preciso ter em mente que o consumo de produtos relacionados ao Natal e ao réveillon vai aumentar consideravelmente. Por isso é preciso estudar quais serão as tendências de produtos para as festas do ano e o que provavelmente terá mais procura. Vale a pena investir também em produtos que são tradicionalmente um sucesso nesta época do ano, como panetones, chocotones, garrafas de espumante, vinhos, chester, tender, peru, nozes e frutas secas, como uvas e cerejas, por exemplo.
Sabe-se muito bem que nem todo mundo é cozinheiro de mão cheia, certo? E isso não quer dizer que essas pessoas não possam ou queiram celebrar o Natal ou o réveillon em suas casas. Exatamente por esse motivo, muita gente procura encomendar pratos — ou até mesmo toda a ceia — em algum estabelecimento de confiança.
Se sua padaria tem estrutura para trabalhar com encomenda de pratos — como tortas, carnes de Natal ou até pães diferenciados e específicos —, por que não abrir a possibilidade de fazer essas vendas e entregas nos dias 24 e 31? Essa é uma ótima maneira de lucrar com os eventos de final de ano e ainda ajudar seus clientes que não têm tanta intimidade com as técnicas culinárias!
Nem só de pratos quentes e salgados vivem as ceias de Natal e réveillon, não é mesmo? Muita gente acaba tendo a hora da sobremesa como seu momento favorito nas noites de festa. Por isso, pode ser interessante criar receitas de doces inspiradas nessas festividades, usando ingredientes tradicionais dessa época, como a cereja, a uva e as nozes. Não deixe de fornecer também bolos e tortas decoradas com as cores do Natal e, claro, disponibilizar a opção de criar uma receita individualizada para seus clientes, mediante encomenda.
Um dos produtos de maior sucesso do mês de dezembro é o panetone. Esse tradicional pão de origem italiana é uma das marcas registradas do Natal e do réveillon no Brasil. Além de ser interessante elaborar a receita tradicional de panetone na sua padaria, vale a pena investir em versões alternativas do produto, como o chocotone ou o panetone de doce de leite, por exemplo. Quanto mais inovadora e saborosa for a receita, mais seus clientes vão se interessar em provar a novidade.
Sabe do que os clientes mais gostam no Natal? Dos grandes descontos e das promoções que sempre surgem nessa época! E você pode fazer o mesmo em sua padaria. Faça cestas com bebidas e comidas tradicionais por um preço mais em conta quando comparados com as compras realizadas separadamente. Valorize o cliente que vai até sua padaria para fazer compras para as festividades de final de ano e dê esse presente para ele! Todos saem ganhando!
Agora nos conte: como sua padaria costuma se preparar para o final do ano? Tem alguma dica para compartilhar e enriquecer nosso post? Comente aqui e divida suas experiências e sugestões conosco!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…