Depois do sucesso dos food trucks — veículos adaptados para a venda de alimentos preparados na hora —, outra alternativa tem chamado bastante a atenção da mídia e dos clientes: é a vez das food bikes! Econômicas, ecológicas e super charmosas, elas têm conquistado o público com produtos diferenciados, mostrando-se uma boa alternativa para quem procura por um negócio no ramo alimentício, mas não tem muito dinheiro para investir. Quer saber mais sobre as bicicletas customizadas destinadas à venda de alimentos? Acompanhe:
Pode-se dizer que as food bikes estão no meio do caminho entre os carrinhos de ambulantes, já conhecidos há muito tempo, e os food trucks, que têm feito sucesso em todo o país. Para abrir um negócio com uma food bike, você precisa, claro, de uma bicicleta adaptada para a venda de alimentos. E já existem várias empresas em todo o Brasil que oferecem suporte para a customização e a adaptação das bikes, instalando todos os acessórios necessários para o transporte dos produtos. O diferencial das food bikes é que a maioria dos alimentos vendidos já precisa estar pronta, ao contrário dos trucks, onde a comida é preparada na hora. Mas o que mais é preciso para colocar uma food bike para funcionar e o que esse modelo de negócio traz de bom?
O primeiro passo para abrir uma food bike é definir o produto a ser vendido, que deve ser o foco da empresa. Até porque a própria adaptação da bicicleta depende do alimento que será comercializado, levando em conta se ele precisa de refrigeração, aquecimento, que tipo de embalagens serão utilizadas e assim por diante. Já existem food bikes no Brasil vendendo uma grande variedade de produtos, como:
Apesar de alguns empresários realmente pedalarem pelas ruas vendendo seus produtos, a maioria das food bikes funciona em um ponto fixo, geralmente contando com um carro de suporte para a movimentação da bicicleta até seu destino. Locais de grande movimentação de pessoas, como praças, avenidas ou próximo a escolas são bastante procurados para a instalação do negócio, que, assim como os food trucks, deve contar com a aprovação da Vigilância Sanitária e, em alguns casos, com o alvará da Prefeitura.
Outra vantagem das food bikes é o investimento necessário para o início do negócio, que pode chegar a ser quase 100 vezes menor que o valor investido em um food truck completo, por exemplo. Sabia que com valores a partir de 2 mil reais já é possível customizar e adaptar uma bike para venda de alimentos? Vale ressaltar, porém, que esse preço pode chegar a até 15 mil reais, dependendo do modelo desejado.
A internet é uma ótima aliada das food bikes, que encontram nas redes sociais uma ferramenta econômica e eficaz para divulgar o negócio. Com fotos atrativas dos produtos vendidos e pequenos textos chamativos no Facebook, no Instagram e no Twitter, é mais que possível atingir o público gastando muito pouco. Vídeos no YouTube também são cada vez mais comuns. E se tudo isso ainda for associado a um blog ou site próprio, sua estratégia para conquistar e fidelizar a clientela vai ser sucesso total!
Confira alguns empresários que arriscaram em um negócio com as food bikes e estão fazendo sucesso pelo país:
Já foi conquistado pela nova onda das food bikes ou ainda está pensando em abrir um food truck? Comente aqui e nos conte sobre seus planos! Lembre-se: com um bom planejamento e muita dedicação, seu negócio sobre rodas tem tudo para dar certo!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…