O Brasil é um país muito rico em recursos naturais e culturais, isso resulta também em um patrimônio enorme, composto por cores e sabores inconfundíveis. As terras tupiniquins são literalmente frutíferas e há uma infinidade de alimentos que são capazes de incrementar as receitas com muita personalidade. Quer conhecer alguns destes ingredientes tipicamente brasileiros que podem fazer a diferença nos seus doces, salgados e até em pratos sofisticados? Então continue lendo o nosso artigo. A gente garante que vai ser uma delícia!
Nada mais brasileiro do que a castanha do Brasil! Esse ingrediente rico em antioxidantes faz muito bem para saúde e é um elemento versátil na culinária. As castanhas do Brasil podem ser consumidas in natura ou usada para fazer chocolates, doces, bolachas e barras de cereal. Vale destacar que esse ingrediente também pode ser usado triturado para dar um acabamento com textura aos pratos dos restaurantes.
O cupuaçu é fonte de vários nutrientes, inclusive pectina, um componente que ajuda a regular o colesterol e a glicose, além de aumentar a saciedade e colaborar diretamente no controle do peso. Em termos gastronômicos, a polpa do cupuaçu serve para fazer sorvetes, mousses, cremes, geleias, recheios de bombons e licores.
Esse é um ingrediente clássico do nordeste brasileiro e amado no mundo inteiro, afinal, ele é a matéria-prima do tradicional chocolate. Além do chocolate, o cacau pode ser usado para fazer doces, sucos, geleias, vitaminas e licores. Cumpre acrescentar que esse fruto é rico em flavonoides, substâncias que previnem o envelhecimento celular, melhoram a circulação e também ajudam no sistema cardíaco.
A pupunha tem uma polpa oleosa e fibrosa que lembra um pouco a batata doce. Ela pode ser cozida no melaço, preparada na manteiga ou usada para fazer purês, bolos e nhoques. Já o tronco da pupunha, conhecido como palmito, pode ser usado em saladas, tortas, risotos, cremes, molhos.
Essa planta do norte, durante muito tempo foi utilizada apenas nos banhos de cheiro e formulação de produtos cosméticos, porém, de uns tempos para cá, a priprioca ganhou uma vertente gastronômica. Prova disso é que o badalado chef Alex Atala tem usado esse ingrediente em suas criações. A priprioca mistura cheiros de ervas secas e toques amadeirados, remetendo ao patchouli. Na culinária ela funciona como elemento aromatizador e pode ser aplicada em carnes, sobremesas, salgados. O pudim aromatizado com priprioca, por exemplo, fica incrível!
Na Serra da Canastra, nasceu uma das maiores preciosidades da culinária brasileira: o queijo canastra. Completamente artesanal, esse ingrediente se tornou um dos queijos mineiros mais conhecidos e apreciados fora do estado. Além disso, a produção desse queijo é uma das principais fontes de renda da região. De casca bem amarela, maturação mais longa e sabor bem característico por conta de sua leve picância e acidez, o queijo canastra pode ser usado no preparo de bolos, saladas, massas, pudins, biscoitos, dentre outros.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre esses sabores tipicamente brasileiros? Já usou algum desses ingredientes em suas receitas. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…