Os chocolates são versáteis e deliciosos, mas o trabalho com esse ingrediente é cercado de muitas dúvidas e até algum temor, por ser um produto delicado, que depende de cuidados especiais no seu manuseio. De fato, trabalhar com esse ingrediente não é uma tarefa simples, mas também não chega a ser um bicho de sete cabeças. O primeiro passo para obter um resultado satisfatório é acertar no processo de temperagem. Não sabe o que é isso? Quer aprender como fazer esse procedimento? Continue lendo o nosso artigo e confira as dicas que preparamos para você.
A temperagem é um processo no qual o chocolate derretido é resfriado, a fim de homogeneizar todos os cristais da manteiga de cacau e desse modo garantir um produto muito mais saboroso, bonito e brilhante. Além disso, o chocolate que passa por esse processo fica mais fácil de modelar e também derrete na boca. Vale destacar que ela sempre deve ser feita quando o confeiteiro, chef ou cozinheiro forem preparar casquinhas de bombom, ovos de páscoa, decoração de tortas e banho de trufas e docinhos.
Existem várias formas de fazer a temperagem do chocolate. As principais você confere a seguir:
Temperagem Tablage: nesse modo de temperagem, o chocolate deve ser derretido a 45 ~ 50 ºC em banho maria ou no micro-ondas. Feito isso, despeje 70% do chocolate sobre o mármore e trabalhe a massa até que ela chegue a 26 ºC. Quando atingir a temperatura, devolva o chocolate para o bowl e misture com os 30% que não foram trabalhados.
Temperagem Seeding: na temperagem seeding você deve derreter 70% do chocolate no micro-ondas ou em banho maria, a uma temperatura de aproximadamente 50 ºC. Depois de derreter, misture os 30% restantes e mexa até derreter todo o chocolate. Use o termômetro para verificar a temperatura e se ela estiver muito alta, permaneça mexendo até alcançar a temperatura adequada.
Temperagem em Banho-Maria Inverso: aqui você precisa derreter o chocolate a 45 ~ 50 ºC em banho-maria ou no micro-ondas. Em seguida, coloque o bowl com chocolate que foi derretido sobre uma tigela com água fria. Vá misturando até que você atinja a temperatura correta. Tome muito cuidado para que a água da tigela não respingue no chocolate. Isso pode comprometer a qualidade do produto final.
Fazer a temperagem significa trabalhar com esse material até que ele atinja a temperatura ideal para a confecção do produto final, dando homogeneidade e brilho para o mesmo. É por isso que você deve ficar de olho na temperatura de cada tipo de chocolate, para não perder o ponto. Veja só:
Chocolate Branco: 28,8 ~ 30 ºC
Chocolate Ao Leite: 30 ~ 31,1 ºC
Chocolate Meio Amargo: 31,1 ~ 32,2 ºC
Chocolate Amargo: 31,1 ~ 32,2 ºC
Essas são as temperaturas básicas, porém dependendo do tipo de chocolate, pode haver a necessidade de atingir temperaturas mais específicas. Para se certificar, sempre consulte a embalagem do produto.
Se você optar pela temperagem feita sobre o mármore ou granito, despeje a massa sobre a superfície limpa, seca e lisa, depois comece a fazer movimentos de um lado para o outro, usando a espátula culinária. Repita o processo até o chocolate engrossar levemente e atingir a temperatura.
A área de trabalho precisa estar seca, assim como todos os materiais a serem utilizados.
O ideal é trabalhar o chocolate em horários com temperaturas amenas.
O chocolate nunca deve entrar em contato direto com a água do banho-maria.
Não derreta o chocolate de forma direta na panela.
Antes de utilizar o chocolate temperado, misture bem até que ele fique homogêneo.
Não faça a temperagem se a intenção for usar o chocolate em coberturas e recheios de doces.
E aí, você gostou das nossas dicas? Como você costuma temperar o chocolate? Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco.
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…