A higienização de fatiadores é fundamental para garantir a saúde dos clientes e colaboradores em buffets ou estabelecimentos que trabalhem com carnes e frios.
O assunto é muito sério, já que uma pesquisa da USP comprovou que o fatiador pode ser um veículo de contaminação pela bactéria Listeria monocytogenes.
Felizmente, seguindo procedimentos simples de limpeza, é perfeitamente possível evitar qualquer tipo de proliferação de germes.
Não se pode deixar de destacar que a limpeza de aparelhos é mais efetiva quando todo o ambiente em que se encontram é igualmente higienizado. A higiene em cozinhas industriais, por exemplo, envolve processos de limpeza muito mais profundos, se comparados com os de uma cozinha doméstica.
Assim como o ambiente, as tábuas de cortar carnes também precisam ser regularmente higienizadas. O material desse utensílio deve ser o poliuretano e, para cada tipo de carne, deve ser reservada uma tábua exclusiva.
Portanto, fique atento: coloque sempre a saúde em primeiro lugar. Assim como a limpeza do ambiente deve ser regular, o mesmo deve ser observado em relação à higienização de fatiadores.
Acompanhe o passo a passo e garanta um aparelho sempre em ótimas condições de uso:
A primeira medida a ser tomada para limpar um fatiador é utilizar uma luva e remover manualmente resíduos grandes de queijo ou carne que estejam presos às lâminas ou em outras partes. A cada operação de corte, você deverá fazer a limpeza da superfície utilizando um pano descartável.
O descarte do material usado para limpar o aparelho garante que ele ficará livre de contaminação cruzada, que é quando germes de outros alimentos migram para outros locais ou mesmo para produtos de outros gêneros alimentícios.
Como todo aparelho de uso industrial, o fatiador deve ser acompanhado do respectivo manual de instruções. Nele, você encontrará orientações a respeito do detergente que pode ser usado após a higienização preliminar.
Leia com atenção, certificando-se da mistura correta a ser aspergida na superfície do aparelho, que deverá ser limpo com água quente. Todos os componentes que façam contato com os alimentos devem ser limpos, tomando o cuidado de enxaguar com água quente após o uso para eliminar todos os resíduos de produtos de limpeza nas peças.
A limpeza deve ser feita diariamente quando o aparelho for intensamente utilizado ou quando for feito corte de carnes cruas. O mesmo vale para restaurantes ou estabelecimentos que lidem com carnes de algum tipo.
O aparelho deverá ser higienizado totalmente, não apenas nas partes que entram em contato com os alimentos. Para isso, as partes móveis deverão ser destacadas e limpas com água quente, podendo ser colocadas em uma máquina de lavar louça.
Para uma limpeza completa, depois de lavar com água quente, deve ser feita a aplicação de solução desinfetante específica para uso em aparelhos como fatiadores. Locais de difícil acesso e partes pequenas poderão ser limpas com o auxílio de uma escova pequena.
Para finalizar, seque com papel-toalha descartável. É muito importante jamais reutilizar panos para higienização de fatiadores, o que garante uma limpeza profissional e muito mais segura.
Viu só como a higienização de fatiadores não é um bicho de sete cabeças? Se você está em busca de soluções para o seu buffet ou negócio no ramo alimentício, faça contato com a Nova Safra agora mesmo. Queremos que o seu negócio seja um sucesso!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…