Apesar de ser um produto bem popular, poucas pessoas conhecem os diversos tipos de vinagre disponíveis no mercado. Esse “vinho azedo”, como é conhecido na França, além de dar sabor a diversos pratos, traz muitos benefícios à saúde.
Você sabe quais são os tipos de vinagre mais conhecidos? Como são feitos e de que forma são utilizados? Não se preocupe!
Listamos os 4 principais tipos de vinagre, seus benefícios e utilizações. Confira!
Na gastronomia, é considerado o “rei dos vinagres” devido ao seu gosto elegante, único e refinado. Possui coloração escura e textura densa, além do sabor acentuado. Seu nome deriva do vocábulo latino balsamicu: que tem propriedades do bálsamo, aromático, perfumado.
A diferença entre o vinagre balsâmico e os outros tipos de vinagre é a fermentação natural, cuja maturação pode durar até 12 anos, assim como acontece com os vinhos.
Geralmente, esse tipo de vinagre é utilizado para temperar saladas de folhas, mas também pode ser usado como tempero de carnes e legumes. É conhecido por ressaltar o sabor da comida e dar um toque especial e único na preparação de um prato.
O interessante sobre esse tipo de vinagre é que pode ser aromatizado de diversas formas e com a adição de uma variedade de ervas como o tomilho, alecrim, manjericão ou qualquer outra que você tenha em sua horta.
Esse vinagre rico em aminoácidos, repleto de benefícios à nossa saúde, é bastante famoso na cozinha oriental, principalmente na culinária japonesa. Inclusive, no Japão, é conhecido como Komezu. Ideal para a preparação de pratos agridoces, conservas e frituras.
Como o próprio nome já diz, esse vinagre é produzido por meio da fermentação do arroz, cujo processo de fabricação simples permite que ele seja feito em casa. Além do sabor mais suave do que a maioria, esse vinagre ajuda o sistema imune, protegendo o corpo de resfriados e infecções, além de ser bom para o coração, regulando o mau colesterol.
Também conhecido como vinagre de maçã, é pobre em nutrientes, mas possui uma alta concentração de ácido acético, auxiliando na perda de peso e sendo muito utilizado em dietas. Além disso, controla o nível de açúcar no sangue e fortalece o sistema imunológico, prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de tumores cancerígenos.
Muitos benefícios do vinagre orgânico foram comprovados cientificamente, ao passo que outros não puderam ser confirmados. Apesar disso, o vinagre orgânico ainda é utilizado como aliado na perda de peso e em processos de beleza, já que muitos acreditam que ele faz bem para a pele e para os cabelos.
O mercado gastronômico possui vários tipos de vinagre, feitos a partir de várias matérias-primas e cujos sabores são os mais variados possíveis. Tem para todo gosto, desde o mais azedo ao mais suave. Seja balsâmico, orgânico, de arroz ou aromatizado, uma coisa é certa: uma comida temperada com um bom vinagre é irresistível ao paladar.
Agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de vinagre, que tal visitar o nosso site e conferir a nossa seleção de vinagres e azeites?
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…