O sorbet é uma sobremesa gelada bastante leve e, geralmente, feito à base de frutas. Apesar de ter sabor doce, não necessariamente é servido após as refeições: pode também ser usado para limpar o paladar entre um prato e outro, preparando as papilas gustativas para experiências diferentes.
Sorbet parecer um prato extremamente requintado, não é mesmo? Mas, na verdade, é uma receita simples. Clique e aprenda mais sobre essa delícia gelada. porque nós selecionamos algumas curiosidades imperdíveis.
Apesar de a aparência e os nomes serem similares, o sorbet não é a mesma coisa que um sorvete. A diferença básica entre os 2 está na quantidade de gordura usada na receita. Enquanto o sorvete é feito com uma porção considerável de gordura (geralmente oriunda do creme de leite), o sorbet é composto, basicamente, por água, açúcar e frutas.
Já o gelato, sobremesa tradicional italiana, tem a receita mais próxima do sorvete. Isso porque ele leva leite em sua composição, mas se diferencia por um maior equilíbrio entre os açúcares e a quantidade de água na receita.
O fato de o sorbet não levar leite e ter pequenos cristais de gelo faz com que muitas pessoas o confundam com a popular raspadinha. Mas eles são muito diferentes, começando pela forma de preparo.
A raspadinha é feita com raspas de gelo acrescidas de xaropes com sabores doces. Além disso, ela é preparada na hora de comer, enquanto o sorbet é feito com bastante antecedência e horas de congelamento.
Na realidade, toda a cremosidade do sorbet vem do seu preparo meticuloso. Quando as frutas são batidas, elas liberam um emulsificante natural e, muitas vezes, são a própria fonte de água e de açúcar da receita.
O 1º registro que existe na história sobre uma receita precursora dos sorvetes data de mais de 3 mil anos atrás, na China. Nessa ocasião, foram misturados mel, neve, frutas e gemas de ovos para produzir uma sobremesa.
A partir daí, a receita foi aprimorada pelos árabes, que criaram o sherbet. Ela nada mais é que uma bebida láctea, com certo teor de gordura, e grandes quantidades de frutas. Posteriormente ela deu origem ao sorbet, já preparado sem o leite.
Como falamos, não existem gorduras na composição do sorbet. Em alguns casos, não são adicionados açúcares também, uma vez que as próprias frutas serão a fonte da doçura do sabor. Por isso, é seguro dizer que ele é a solução perfeita para quem procura uma alimentação saudável.
Mas, antes de se render aos deliciosos sabores, fique atento à preparação e à composição. Certifique-se de que não existam açúcares adicionados à receita e, depois disso, aprecie cada colherada com o prazer que só um sorbet pode oferecer.
Se você gostou deste post sobre sorbet e deseja receber mais informações, assine a nossa newsletter!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…