Conheça os equipamentos necessários para montar uma padaria de sucesso
Para o sucesso de qualquer receita de panificação e confeitaria, é necessário ter equipamentos específicos para sua execução, além de pré-estabelecidas as etapas a serem seguidas para o desenvolvimento.
Pegaremos como exemplo o pão nosso de cada dia, que é produzido quase sempre de uma mesma forma:
Defina a capacidade de produção de pães para a escolha dos equipamentos
Você deve lembrar que, nessa etapa a escolha dos equipamentos vão definir a capacidade de produção.
Cada profissional tem suas receitas e guarda consigo os segredos que envolvem sua execução, neste caso devemos ressaltar que os equipamentos utilizados são extremamente importantes para melhor desenvolvimento da produção. Definir a produção diária e escolher quais equipamentos serão utilizados, otimizam o tempo e evitam o desperdício.
Toda receita requer a separação e a pesagem dos ingredientes, portanto o primeiro equipamento que se faz necessário é a balança, dela dependerá o sucesso de sua produção, com ela você definirá se produção será em larga, média ou mínima escala.
A Mistura dos ingredientes
O próximo equipamento para a mistura dos ingredientes é a masseira ou amassadeira, que pode ser de de 4 tipos diferentes: espiral, basculante, semi rápida e a rápida.
A Amassadeira Espiral possui cuba em aço inox que roda no mesmo sentido do espiral, misturando a massa suavemente e de maneira homogênea, não aquecendo e nem sobrecarregando a massa. Essa Amassadeira conta geralmente com duas velocidades, sendo uma mais lenta que mistura e homogenizar a massa, e outra mais rápida para desenvolver o glúten. Para instalação desse equipamento é necessário deixar um espaço de 15 cm aproximadamente em sua volta.
A amassadeira basculante também conhecida como semi rápida é muito utilizada na fabricação de pães, mas é ideal para fabricação de pães de queijo, massa de pastel e lasanha. Essa amassadeira possui basculante em aço inox, com pás misturadoras helicoidais que trabalham como mãos, com rapidez e perfeição. Para instalação desse equipamento é necessário deixar um espaço de 15 cm aproximadamente em sua volta.
Amassadeira rápida como o próprio nome diz, ela agiliza a mistura dos ingredientes. Algumas receitas necessitam de velocidade no preocesso de preparo, pois a massa não deve aquecer acima do desejável para não desandar, por isso deve-se usar água gelada para evitar problemas. Devemos salientar que nunca se deve utilizar gelo, para não danificar o equipamento. Este tipo de equipamento dispensa o uso do cilindro, sendo assim uma etapa do processo é pulada. Para instalação desse equipamento é necessário deixar um espaço de 50 cm aproximadamente em sua volta.
O uso do cilindro só se faz necessário quando a massa que foi trabalhada na amassadeira basculante, nas demais que são a amassadeira rápida e a espiral não é necessário. Este tipo de equipamento possui dois rolos lisos e paralelos, que giram em direções opostas, para sovar e laminar massas de modo geral. Ele proporciona uma melhoria de retençaõ de gás que ajuda no crescimento da massa. Para instalação deste equipamento é necessário deixar um espaço de 15 cm aproximadamente em sua volta
O Boleamento e o Descanso
Para o boleamento, é necessário uma mesa e uma balança, com isso o profissional pega a massa já pronta na masseira rápida ou no cilindro, divide em várias partes que terão o peso equivalente ao múltiplo do peso das partes a serem otidos na divisão.
A Divisão da Massa
Depois que a massa já descansou, cada parte boleada deve ser repartida igualmente. Neste caso o profissional poderá usar a divisora de massa.
A massa será prensada dentro deste equipamento e distribuída igualmente no equipamento específico. Em seguida, ela será subdividida em peças de tamanhos e pesos iguais de acordo com equipamento escolhido. Para instalação deste equipamento é necessário deixar um espaço de 50 cm aproximadamente em sua volta
Modelagem dos pães
A fase de modelagem da massa determina o formato do pão, que é feita na modeladora, onde cada pedaço da massa é laminado entre dois clindros, enrolado entre duas esteiras de feltro que giram em sentido contrários e volocidades diferentes, finalizando eles são alongados e selados nas pontas reduzindo o espaço entre as esteiras. Para instalação deste equipamento é necessário deixar um espaço de 50 cm aproximadamente em sua volta.
Fermentação final ou Crescimento
A massa devidamente enrolada deverá ser colocada em assadeiras específicas para a continuidade do processo de fermentação. Feito isso você deve distribuir as assadeiras em prateleiras de um armário de crescimentopara pães.
A Câmara Climática ou padeiro noturno, é um aliado do padeiro, pois ele pode fazer e deixar o produto programado para finalização de seu crescimento no dia seguinte. Para isso ele deve seguir 3 passos: o horário de início dessa interrupção na fermentação (resfriamento da massa), início da troca do processo de interrupção para crescimento da massa (a câmara é aquecida com vapor e a massa volta a crescer) e o horário para finalizar a fermentação.
Como todo profissional sabe e conhece suas receitas, ele sabe o tempo que elas levarão para crescer de acordo com a quantidade de fermento utilizada. Sendo assim, ele pode definir todos os horários da câmara climática.
Para instalação deste equipamento é necessário deixar um espaço de 50 cm aproximadamente em sua volta. Ressaltamos a necessidade de ter próximo a instalação da câmara uma entrada de água para o seu funcionamento.
Forneamento
Chegamos a última etapa de produção do pão. Para essa fase é necessário forno turbo, pois ele tem a capacidade de assar uniformemente devido a circulação do ar e da umidade interna. Os fornos turbos existentes no mercado variam conforme à produção ou à energia para seu funcionamento, podendo ser elétrico, a gás ou a lenha.
Para instalação do forno é necessário deixar um espaço de 20 cm aproximadamente em sua volta para evitar o seu superaquecimento. É necessário também uma entrada de água próximo ao local onde ele será instalado.
A venda dos pães em sua padaria
Para a venda e correta exposição dos produtos prontos, existem alguns tipos de estantes, chamadas vascas, que podem ser de modelos prontos ou feitas sob medida, para melhor atendê-lo. Essas estantes facilitam o abastecimento, que poderá ser feito pela frente ou pela parte de trás, de acordo com sua necessidade. As estantes facilitam para que seu cliente escolha, embale e leve para pesar o que melhor lhe aprouver, sendo assim você pode ter opções como cestos, sacos plásticos ou de papel, além de pegadores e uma balança de qualidade para a pesagem.
Para ter sucesso, você precisa saber primeiro qual é ou será sua meta de produção diária, para depois escolher os equipamentos.
Diante dessa informação, suas escolhas estarão mais em conformidade, gerando melhor custo X benefício de tempo e dinheiro para seu estabelecimento.
Encontre todos os equipamentos necessários para sua padaria no site da EQUIPA TUDO: acesse aqui!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…