O camarão é um daqueles ingredientes versáteis, que está presente nas cozinhas de diferentes países e pode ser usado em múltiplas receitas, de saladas a pratos quentes. Risotos, massas, moquecas, bobós, tortas e escondidinho são apenas algumas das delícias que podem ser preparadas usando diferentes tipos de camarão.
De receitas rápidas a preparos complexos, tem sempre espaço para o camarão na cozinha! Mas um segredo para usar bem o ingrediente é conhecer e saber as diferenças entre os principais tipos do crustáceo. De forma geral, os camarões menores são ótimos para o preparo de caldos, arroz, risotos e massas. Já os maiores podem ser servidos sozinhos e caem muito bem fritos ou assados.
Além de prestar atenção nesses detalhes, outra dica de ouro é saber escolher o tempero para o camarão. Isso porque sua carne tem um sabor delicado e não combina com exageros. Confira o material que preparamos para você sobre o assunto!
Em todo o mundo, há centenas de espécies de camarão. No Brasil, também temos variedades de água salgada e de água doce. Entre os tipos mais conhecidos e consumidos, podemos listar:
Começando pelo camarão sete-barbas, essa espécie é facilmente encontrada em todo o Brasil. Seu tamanho é pequeno, mas o sabor é intenso, podendo ser frito ou usado como recheios ou em molhos. O camarão vermelho é típico das águas marinhas brasileiras e pode atingir até 20 centímetros. Nos restaurantes, ele costuma ser preparado frito ou cozido.
Outra espécie do crustáceo, nativa do litoral brasileiro, é o camarão branco, disponível da costa norte ao sul do país. Assim como o vermelho, pode chegar a 20 centímetros e, apesar do nome branco, sua coloração natural é cinza-claro.
Já o camarão pitu é considerado a maior espécie que vive nas águas doces brasileiras e chega a medir quase 50 centímetros. Os pitus podem ser fritos na manteiga, cozidos ou grelhados, por exemplo.
Outra espécie cobiçada por aqueles que adoram comer camarão é o rosa. Esse tipo pode atingir cerca de 18 centímetros e tem uma carne levemente adocicada, perfeita para receitas como camarão na moranga ou entradas fritas.
Mais da metade da composição do camarão é água. Por isso, durante seu preparo é recomendável o máximo de atenção possível, pois quando o cozimento não for bem-feito ele poderá ficar com a textura mole ou mesmo borrachuda. Sabendo disso, o próximo passo é estar atento sobre qual espécie combina melhor com cada receita.
Camarões de tamanho menor, como o sete-barbas, são perfeitos para receitas como bolinhos, saladas com abacate e outras verduras ou legumes, pastéis, tortas, bruschetta, risoto, camarão na moranga e massas. Ou seja, o camarão funciona como complemento para realçar o sabor das receitas.
Já os camarões maiores, como o pitu, podem ser aproveitados como pratos principais, já que eles têm tamanho e carne suficiente para isso. Algumas das receitas mais clássicas para eles são camarão empanado, camarão à provençal e moqueca.
Por último, lembre-se de escolher temperos mais suaves, que ajudarão a valorizar o crustáceo, como sal, pimenta do reino, limão, além de ervas delicadas, como tomilho e alecrim.
Agora, você já sabe que existem variações do camarão e que cada tipo combina com determinadas receitas. Lembre-se, sempre, de levar esse detalhe em consideração ao preparar um prato e use a criatividade para incluir o crustáceo no seu cardápio.
Depois de todas essas dicas sobre tipos de camarão, é impossível não sentir fome. Então, aproveite para conferir essa receita de risoto de camarão que fica deliciosa!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…