Dar preço de porções aos produtos de sua confeitaria nem sempre é uma tarefa fácil para quem está à frente do negócio. Isso porque ela exige que se façam cálculos fracionários da confecção do item para se chegar a um valor justo.
Além disso, outros fatores podem interferir no preço final, como mão de obra, concorrência, entre outros. Neste texto, vamos ensinar a levar tudo isso em consideração na hora de precificar os produtos do seu estabelecimento e obter um valor final satisfatório para o seu negócio.
Continue lendo e aprenda a já a calcular o preço de produtos porcionados.
Uma das formas mais simples de se precificar porções é calcular o quanto de cada item foi usado para confeccionar o produto e dividir pelo número final de dividendos dele. Se para fazer uma fornada de rosca com 50 unidades você usou:
O primeiro cálculo é saber quanto de cada item foi gasto para produzir a receita. Nesse exemplo, se você gastou só 100g de um pacote com um quilo de açúcar, que custa R$4,00, terá que fazer as contas:
Assim, para produzir 50 roscas, você gastou: 8,00 + 0,40 + 1,60 + 5,00 = R$15,00. Por fim, dividimos esse total pelo número de itens produzidos: 15,00/50 = R$0,30.
No entanto, esse ainda não é o preço final. Você ainda precisará adicionar outros valores em cima do custo. Por exemplo, se usou água para confeccionar o produto, gás e outros itens que sejam complicados de fracionar, pode acrescentar 20% do valor item. No caso do preço da nossa rosca, mais R$0,06.
A mesma lógica de 20% pode ser usada para calcular o valor da mão de obra empregada para realizar o trabalho. Logo, acrescentaríamos mais R$0,06.
Você ainda pode aplicar um percentual de custos indiretos relacionados ao seu negócio (valor do aluguel do estabelecimento, limpeza do espaço, decoração etc.), o que resultaria em mais R$0,06.
Deve, ainda, levar o valor da concorrência em consideração. Apesar de cada negócio ter uma realidade, é importante ter uma noção dos preços praticados no mercado para que seu item não fique fora da curva — nem para mais, nem para menos.
Assim, no nosso exemplo, a rosca teria um custo final de R$0,30 de produção + 20% (R$0,06) de itens de produção que não são possíveis de calcular + 20% (R$0,06) de valor de mão de obra + 20% (R$0,06) de custos indiretos = R$0,48. Faça o ajuste do valor de mercado, e você terá o preço de itens porcionados de sua padaria.
Como vimos, dar preço de porções é uma tarefa que exige um pouco de tempo para os cálculos, mas não é nada difícil. Basta levar em conta o que se gastou para produzir o item, a mão de obra e alguns custos indiretos pela divisão da quantidade de itens produzidos, que você terá o preço final.
Além disso, é bom levar em conta os preços praticados pela concorrência para que seu produto não seja visto com desconfiança no mercado. Para cobrar a mais pelo seu item, deverá ter uma justificativa, como uso de ingredientes diferenciados, os chamados gourmet.
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