Na era do Instagram, não há quem não siga pelo menos alguns perfis de confeiteiros para deliciar os olhos com imagens de doces coloridos e cuidadosamente decorados. Neste cenário, os bolos decorados com pasta americana fazem o maior sucesso. Afinal, a massa tem grande elasticidade e cores vivíssimas, ganhando destaque no bufê de qualquer evento.
Quer conhecer um pouco mais sobre a pasta americana e oferecê-la já em sua confeitaria? Então, descubra tudo o que você precisa saber sobre ela.
Também chamada de covapaste, a pasta americana é uma massa para cobertura de bolos à base de açúcar. Dentre as suas vantagens, está a elasticidade, que facilita a modelagem e permite a montagem de personagens e figuras divertidas.
A pasta americana pode valorizar um bolo e transformá-lo em uma obra de arte. No entanto, alguns cuidados essenciais devem ser tomados para que uma manobra com a pasta não se transforme em uma grande lambreca.
Cuidado com a temperatura! A pasta americana é bastante sensível à temperatura ambiente, especialmente em locais úmidos. Por isso, recomendamos que você a armazene em uma geladeira com temperatura mais alta, próxima à temperatura ambiente, no interior de uma caixa. Este cuidado previne que haja um “choque térmico” e que aconteça a consequente condensação do bolo, evitando aquele efeito de “suado”. Já a caixa previne o bolo da umidade.
A pasta tingida, especialmente as tingidas por quem faz os bolos, desbotam em contato com qualquer fonte de luz, inclusive a elétrica. Uma boa solução é cobrir o bolo com papel celofane de cor escura ou colocá-lo em uma caixa fechada. Já as pastas americanas prontas costumam ter corantes bastante estáveis e dão maior segurança caso o bolo precise ficar exposto à luz por mais tempo.
Se você ainda não tem muita experiência com a pasta, pratique antes com um bolo falso do tamanho do bolo real. Se ele for de isopor, passe uma fina camada de gordura vegetal antes. Repita várias vezes o processo, até se sentir seguro para cobrir o bolo verdadeiro. Esta pasta para testes deve ser dispensada.
Use alisadores próprios para garantir que a espessura da pasta fique uniforme. É mais fácil retirar imperfeições enquanto a pasta está aberta na bancada.
Por melhor que seja a qualidade da pasta americana, ela não tornará um bolo repleto de imperfeições bonito. Para um melhor acabamento, comece um com bolo bem montado. Certifique-se de que ele está perfeito antes de aplicar a pasta.
Decore o bolo apenas depois que ele estiver degelado e seco.
Algumas pessoas usam pasta americana para montar flores em bolos. No entanto, ela não é o material mais adequado para isto. Para as flores, dê preferência à gumpaste (massa elástica). Veja um tutorial aqui.
Dentre as vantagens de fazer a sua pasta americana, está a possibilidade de controlar a quantidade de glicerina e de outros ingredientes.
Para fazer pasta americana, é preciso seguir rigorosamente as medidas da receita. A água, por exemplo, pode deixar a pasta seca quando é usada em menor quantidade, e quando em excesso, pode deixar a pasta sem gosto.
Aqui vão as nossas dicas sobre os ingredientes:
Margarina: dê preferência para a margarina do tipo culinário ou alguma que tenha alto teor de lipídios.
Gelatina: use a gelatina sem cor e sem sabor.
Glucose: dê preferência para a glucose branca, por ser mais densa.
Essência: use essências neutras, como a de baunilha ou a de amêndoas.
Açúcar impalpável: o açúcar de confeiteiro não é indicado para a pasta americana. Dê preferência para o tipo impalpável.
Corantes: podem ser utilizados corantes comestíveis em gel, em pó ou líquidos. Após cinco minutos de descanso, as cores fortes ficam mais vivas. Por isso, cubra a pasta americana e deixe-a descansar antes de usar mais pigmento.
Vale observar que, para algumas cores, como o vermelho, o preto e o marinho, o melhor é comprar a pasta já tingida, pois é muito difícil chegar no tom desejado.
Gostou de nossas dicas sobre a pasta americana? Agora, é só treinar bastante e soltar a criatividade! Leia também o nosso artigo sobre tendências em bolos de festa e faça da sua confeitaria um negócio de sucesso!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…
View Comments