Está pensando em abrir uma pizzaria? Saiba que esse processo não é tão simples como muitas pessoas pensam, pois a demanda é grande, mas a oferta é bem maior. Por isso, é importante ter um planejamento, fazer pesquisas de mercado e buscar um diferencial competitivo diante da concorrência.
Existem modelos e formatos diferentes de uma pizzaria que precisam ser pensados. Qual será a que melhor se alinha a seus objetivos e à demanda da região? Analisar a localidade onde o estabelecimento será estruturado, além de ouvir opiniões dos moradores, é fundamental nesse processo. Observe seu público-alvo e trabalhe em cima disso.
Para ajudar você nessa jornada, confira nosso passo a passo nos próximos tópicos.
O primeiro passo para quem deseja abrir uma pizzaria é se planejar e decidir em qual direção seguir. Nessa etapa inicial, é necessário criar um plano de negócio com objetivos, estimativas, público-alvo, opções de fornecedores, itens e equipamentos necessários para montar e formalizar seu estabelecimento, além de definir o modelo de atuação.
Antes de tudo, é importante decidir o tipo de pizzaria, pois o modelo determinará a capacidade de faturamento, assim como as necessidades do negócio, como ingredientes, funcionários, equipamentos, entre outros fatores. Existem diversos formatos e modelos que você pode conferir abaixo:
Para qualquer negócio dar certo, é essencial ter uma boa administração de pessoal e de finanças. Por isso, contrate funcionários qualificados para exercerem suas funções e cuide da gestão de sua equipe, para que ela trabalhe com excelência e alinhada ao objetivo e à cultura organizacional da empresa.
Investir em treinamentos também é outro passo importante à medida que o negócio cresce. Além disso, incentivar o bom atendimento é uma forma de mostrar a gestão eficaz da pizzaria, e fará com que os clientes se sintam satisfeitos e bem recebidos. Esse fator geralmente conta como uma ajuda no marketing boca a boca.
Para garantir a satisfação dos clientes, tenha sempre alimentos de qualidade em sua pizzaria, pois se forem de origem ou armazenamento duvidosos, podem comprometer a textura e o sabor deles, bem como transparecer esses problemas ao consumidor. Por isso, evite prejuízos e reclamações, contando com fornecedores sérios e comprometidos com o padrão exigido.
Os laticínios, os frios e as bebidas devem ser armazenados em ambiente bem refrigerado, e fique de olho na validade dos alimentos. As carnes devem vir diretamente de frigoríficos, atentando à procedência. Já produtos como tomate, cebola, pimentão, berinjela e outros devem ser comprados no dia em hortifrútis, para manter o frescor dos alimentos.
Na montagem do cardápio, não pense como a maioria. Busque diferenciais para seu estabelecimento, como entregas mais rápidas, sabores novos, massa recheada, atendimento inovador, dias de promoções, entre outros. Pense em algo criativo que se diferencie dos concorrentes e faça os clientes se lembrarem de sua marca.
Uma possibilidade é incluir no cardápio opções sem produtos de origem animal, aproveitando o crescimento no número de adeptos ao vegetarianismo e ao veganismo. São poucas as pizzarias que oferecem esses tipos de pizza, portanto, torna-se algo viável e diferente. Dar atenção a pessoas com intolerância à lactose e glúten também é importante.
Essa costuma ser a etapa que impossibilita abrir uma pizzaria, pois os valores dos equipamentos são bem altos. Por isso, é importante ter planejamento financeiro e começar apenas com os básicos na área de alimentos. De acordo com sua demanda, é possível aumentar a estrutura gradualmente com os próprios recursos ao longo do tempo.
Alguns itens necessários são: geladeira, forno e fogão, freezers, balança digital, mesas e tampos de trabalho (de inox ou granito), mochilas de entrega, panelas e outros acessórios de cozinha, recipientes plásticos, processador de alimentos, massadeira, cortador de frios, máquina de rolamento, entre outros.
Não adianta ter a melhor pizza da região ou criar um diferencial competitivo se não houver divulgação de sua pizzaria. Para fazê-la de forma correta e eficiente, é necessário usar o poder das redes sociais, criando perfis para sua empresa, além de utilizar ferramentas como o Google Meu Negócio — fundamental para negócios locais.
Crie conteúdos atrativos, poste fotos bem produzidas e interaja precisamente com seu público. Para chamar atenção antes da inauguração, crie promoções e cupom de desconto. Outra opção de divulgação da sua pizzaria é distribuir folhetos e folders nas proximidades do estabelecimento, usar artes visuais e carros de som, além de convênios com outras empresas.
Garantir o alto padrão de seus produtos e serviços é também contar com fornecedores de excelência. Assim, você conseguirá manter o sucesso do negócio e a qualidade dos alimentos e dos itens de utilidade necessários em uma pizzaria. Esses parceiros devem ser comprometidos e seguir os prazos de entrega para não comprometer seu estoque.
Tenha atenção à qualidade das mercadorias, contudo, isso não significa que elas precisam ser as mais caras. É importante achar um ponto de equilíbrio entre preço e qualidade e pesquisar bastante as melhores opções em todos os setores do negócio — para conseguir valores mais competitivos. Comprar em grande quantidade também costuma sair mais em conta.
Uma decisão acertada é contar com a Nova Safra, uma empresa tradicional do ramo de food service e comprometida em fornecer tudo o que você precisa para abrir sua pizzaria. Na nossa loja online, encontre os ingredientes necessários para preparar suas pizzas e demais mercadorias, como caixas e descartáveis, utensílios de cozinha e muito mais!
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