Dicas para Confeitarias

Você sabe o que é pectina e para que serve?

Você sabe o que é pectina? O nome não é muito comum, mas se você gosta de comer cremes, compotas e geleias, saiba que está em contato com ela diretamente. A substância é uma fibra solúvel que está presente nas cascas de vegetais e frutas, principalmente na maçã.

A pectina é muito utilizada na indústria alimentícia e tem como característica a formação de um gel viscoso, que está presente em geleia de frutas, mas também pode ser acrescentada em doces, sucos e iogurtes para melhorar a consistência do alimento. O composto é fundamental para a digestão, já que facilita a síntese de lipídeos e proteínas, além de regular a absorção de carboidratos.

Neste post, mostraremos os benefícios da pectina e como pode ser usada. Confira!

Quais são os benefícios da pectina?

A pectina é uma fibra solúvel e, por isso, não é digerida por nossas enzimas, mas apresenta muitos benefícios para a microbiota intestinal. Ela forma um gel no intestino, melhorando a absorção de água. Os principais benefícios incluem:

  • ajuda a perder peso, pois aumenta a sensação de saciedade;
  • impede que o organismo absorva substâncias tóxicas, como microrganismos tóxicos e metais pesados, o que diminui a chance de desenvolver algumas doenças;
  • diminui a absorção de glicose;
  • reduz o colesterol;
  • diminui os níveis de LDL, o que considera o colesterol ruim quando em excesso.

Para que serve a pectina?

A pectina auxilia o alimento a se movimentar por meio do trato digestivo e agrega volume às fezes, o que ajuda a tornar a digestão mais lenta. Além disso, liga o colesterol ao intestino, diminuindo a quantidade que é absorvido no sangue.

Na indústria de alimentos, a substância é usada como estabilizante e geleificante de produtos alimentícios. É utilizada principalmente em produtos de confeitaria, suco de fruta concentrado e produto lácteo geleificado.

O uso farmacológico é relacionado ao tratamento em problemas como diarreia e prisão de ventre. Nas indústrias de tecelagem, é muito usada na produção de linho.

Como pode ser usada?

A pectina pode ser preparada em casa para a produção de geleia de fruta, e a maneira mais prática é prepará-la a partir da maçã. Para isso, coloque 10 maçãs verdes lavadas e inteiras, com semente e casca, e deixe cozinhar em uma panela com 1 litro de água.

Em seguida, coloque o líquido e as maçãs em uma peneira com gaze, fazendo com que a maçã cozida consiga passar pela gaze lentamente. A filtração deve ocorrer durante a noite toda.

No próximo dia, o líquido que foi coado pela peneira apresentará um aspecto gelatinoso, que é a pectina das maçãs, podendo ser congelada para ser utilizada em outras preparações. Após isso, basta usá-la nas suas compotas e geleias.

Se você não sabia o que é pectina, saiba que essa substância é muito usada na indústria alimentícia para melhorar a textura dos alimentos. Ela é encontrada na beterraba, batata, tomate, cenoura, pêssego, amora, laranja e maçã. Assim, não deixe de consumir essas frutas e vegetais para obter todos os benefícios que a pectina oferece.

Gostou deste conteúdo? Você conhecia a pectina? Deixe um comentário em nosso post e conte para a gente!

Recent Posts

Como fazer orçamento familiar? Siga nossas dicas

Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…

2 meses ago

Aprenda como fazer sorvete caseiro

Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…

3 meses ago

O que é cross-selling e como trabalhar a venda cruzada

Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…

3 meses ago

O que significa data de competência no fluxo do caixa?

Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…

3 meses ago

Como usar cobertura de chocolate em 9 opções deliciosas

Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…

3 meses ago

Inteligência artificial e automação na gastronomia

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…

3 meses ago