Você sabe o que é pectina? O nome não é muito comum, mas se você gosta de comer cremes, compotas e geleias, saiba que está em contato com ela diretamente. A substância é uma fibra solúvel que está presente nas cascas de vegetais e frutas, principalmente na maçã.
A pectina é muito utilizada na indústria alimentícia e tem como característica a formação de um gel viscoso, que está presente em geleia de frutas, mas também pode ser acrescentada em doces, sucos e iogurtes para melhorar a consistência do alimento. O composto é fundamental para a digestão, já que facilita a síntese de lipídeos e proteínas, além de regular a absorção de carboidratos.
Neste post, mostraremos os benefícios da pectina e como pode ser usada. Confira!
A pectina é uma fibra solúvel e, por isso, não é digerida por nossas enzimas, mas apresenta muitos benefícios para a microbiota intestinal. Ela forma um gel no intestino, melhorando a absorção de água. Os principais benefícios incluem:
A pectina auxilia o alimento a se movimentar por meio do trato digestivo e agrega volume às fezes, o que ajuda a tornar a digestão mais lenta. Além disso, liga o colesterol ao intestino, diminuindo a quantidade que é absorvido no sangue.
Na indústria de alimentos, a substância é usada como estabilizante e geleificante de produtos alimentícios. É utilizada principalmente em produtos de confeitaria, suco de fruta concentrado e produto lácteo geleificado.
O uso farmacológico é relacionado ao tratamento em problemas como diarreia e prisão de ventre. Nas indústrias de tecelagem, é muito usada na produção de linho.
A pectina pode ser preparada em casa para a produção de geleia de fruta, e a maneira mais prática é prepará-la a partir da maçã. Para isso, coloque 10 maçãs verdes lavadas e inteiras, com semente e casca, e deixe cozinhar em uma panela com 1 litro de água.
Em seguida, coloque o líquido e as maçãs em uma peneira com gaze, fazendo com que a maçã cozida consiga passar pela gaze lentamente. A filtração deve ocorrer durante a noite toda.
No próximo dia, o líquido que foi coado pela peneira apresentará um aspecto gelatinoso, que é a pectina das maçãs, podendo ser congelada para ser utilizada em outras preparações. Após isso, basta usá-la nas suas compotas e geleias.
Se você não sabia o que é pectina, saiba que essa substância é muito usada na indústria alimentícia para melhorar a textura dos alimentos. Ela é encontrada na beterraba, batata, tomate, cenoura, pêssego, amora, laranja e maçã. Assim, não deixe de consumir essas frutas e vegetais para obter todos os benefícios que a pectina oferece.
Gostou deste conteúdo? Você conhecia a pectina? Deixe um comentário em nosso post e conte para a gente!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…