A confeitaria francesa faz sucesso no mundo todo e, no Brasil, sobremesas como macaron, éclair (bomba) e tarte au citron (torta de limão) são muito apreciadas. No entanto, ainda há muitos pratos que são pouco conhecidos por aqui e até mesmo os profissionais podem se perguntar o que é entremet ou um profiterole, por exemplo.
Uma sobremesa que deixa a vitrine de qualquer confeitaria mais interessante é o entremet, que nada mais é do que uma torta com várias camadas muito bem elaboradas, e uma brilhante cobertura.
Normalmente, essas camadas se dividem em texturas crocantes, compostas por massa sablée, por exemplo, e recheios cremosos. Já o segredo da cobertura reluzente é a glaçagem, uma técnica simples, mas com resultado incrível.
Abaixo, explicamos as principais características do entremet, como preparar a receita e os segredos da finalização com a glaçagem. Confira!
A principal característica de um bom entremet são as múltiplas camadas que devem aparecer quando a torta é cortada, ou seja, o confeiteiro precisa se preocupar com a montagem de cada etapa.
A base da torta é uma massa, que pode ser um pão de ló, sablée, biscuit ou dacquoise, por exemplo. Já os recheios, precisam causar um contraste com a massa. Por isso, alguns dos mais usados são os mousses, pois são mais fáceis de serem desenformados.
Todas as camadas precisam seguir um padrão, de modo que, após o corte, elas apareçam com suas diferentes cores e texturas. A finalização do entremet é um passo muito importante e a cobertura clássica é a glaçagem, considerada parente da ganache, conferindo um aspecto espelhado ao prato.
As receitas de entremets podem ser feitas com frutas, tais como maçã, limão e framboesa, além dos tradicionais como mousse de chocolate, baunilha e praliné. Mas é claro que, usando bases clássicas, o confeiteiro pode e deve usar a criatividade para criar combinações que agradem seus clientes, como frutas tropicais, café e, até mesmo, vinho.
Uma receita infalível, que costuma fazer muito sucesso nas confeitarias e restaurantes franceses é o “entremet 3 chocolats”, que, como o próprio nome diz, tem 3 camadas de chocolates diferentes. Para fazer a receita, a base escolhida pode ser um biscuit de chocolate, feito com farinha de amêndoas.
As camadas de recheio podem ser feitas com mousses de chocolate branco, ao leite e amargo. Lembrando que, no decorrer da montagem, é preciso que cada uma delas esteja solidificada antes de se colocar outra por cima.
A glaçagem espelhada é a cobertura que deixa os entremets brilhantes e, de tão bonitos, parecem que não são doces de verdade! A glaçagem perfeita usa poucos ingredientes: água, gelatina, glucose, açúcar, e o que dará sabor, como o chocolate, por exemplo.
É importante estar atento à temperatura da glaçagem antes de cobrir o entremet, já que o seu ponto ideal é entre 30º e 32º C. Caso a cobertura esteja mais quente do que isso, o resultado não será tão interessante, podendo ter bolhas de ar e aspecto turvo.
Agora que você já sabe o que é entremet, aproveite para acessar nosso site e adquirir todos os ingredientes que você precisa para fazer a sua receita!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…