Quem gosta de assistir reality shows culinários na televisão já percebeu que os cozinheiros, tanto chefs quanto amadores, sempre apostam em um acessório que facilita a aplicação de algumas técnicas nos pratos: o sifão culinário! Mas, e você, sabe exatamente para que ele serve e quais cuidados é preciso ter ao manuseá-lo?
Para conferir a resposta dessas perguntas e conhecer ainda mais sobre o utensílio, continue a leitura do artigo!
Trata-se de um utensílio culinário formado por uma garrafa ou tubo de metal, uma alavanca e um espaço para a colocação de cartuchos de gás, responsáveis pela pressurização dos líquidos que ganham outras formas e texturas ao serem colocados no sifão.
De maneira geral, ele é perfeito para a elaboração de espumas — muito utilizadas na cozinha molecular — e também para adicionar um toque de cremosidade aos pratos, já que sua função é arejar cremes com bases ricas em gordura, como é o caso do chantili.
O interessante é que o sifão pode ser usado tanto para a criação de pratos salgados, como também para a elaboração de receitas doces incríveis. Basta que o cozinheiro use a imaginação.
Quem ajudou a popularizar o utensílio dentro das cozinhas foi o chefe espanhol Ferran Adriá, um dos principais nomes da chamada cozinha molecular — que, entre outras coisas, é famosa por valorizar texturas como as espumas.
Uma das receitas mais preparadas no sifão é o famoso chantili, já que é muito mais fácil e rápido conseguir um resultado excelente utilizando o utensílio.
Para isso, basta colocar o creme de leite gelado na garrafa, aromatizar e adoçar de acordo com a sua preferência, fechar a garrafa e pressurizar. O produto estará pronto em alguns segundos, com a vantagem de ter maior durabilidade do que aqueles feitos na batedeira.
Por fim, é claro que o sifão não serve apenas para isso. Espumas de chocolate, espumas salgadas, mousses e quaisquer outros tipos de cremes com gordura podem ser feitos com ele. Outra dica para transformar algo líquido em espuma com a ajuda o utensílio é adicionar ingredientes como gelatina, ovos ou amido.
Para obter os melhores resultados com o sifão e também por segurança, é recomendável seguir algumas dicas.
Lembre-se de que ele precisa ir à geladeira antes da finalização da receita e de que é muito importante respeitar o limite de enchimento da garrafa.
Seja qual for o ingrediente que você estiver utilizando, assegure-se de que ele esteja o mais fino possível. Para isso, vale a pena passar a receita pela peneira antes de colocá-la no sifão. Como já recomendado, se estiver executando uma receita gelada, deixe o sifão na geladeira por pelo menos 1 hora. Se ela for quente, a dica é usar o banho-maria.
Antes de comprar o seu sifão, certifique-se de que se trata de uma marca confiável —aqueles feitos com alumínio são mais seguros. Não se esqueça também de colocar somente a quantidade necessária de gás, nada além disso. Por fim, enquanto o utensílio estiver com gás, é proibido abri-lo.
E você, já conhecia todas essas informações a respeito do sifão culinário? Não se esqueça de deixar nos comentários suas dúvidas e sugestões para os próximos posts!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…