O macaron é um pequeno doce apreciado e admirado por muitas pessoas. Ele é de origem italiana e, no século XVI, foi levado para a França. A partir daí, a receita era produzida para atender, exclusivamente, à alta nobreza.
Feitos de merengue e farinha de amêndoa, os macarons chamam a atenção pelo visual e conquistam pelo sabor elegante, refinado e surpreendente. Além da beleza e do sabor, o doce é conhecido pela sua dificuldade de ficar perfeito.
Por isso, quem tem uma padaria ou restaurante precisa saber como fazer macaron da maneira correta. Isso porque muitas pessoas preparam uma fornada e eles acabam estourando ou ficando tortos e crus.
Neste post, vamos apresentar 4 dicas de como fazer deliciosos macarons para que você possa vendê-los em seu estabelecimento. Confira!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
As tigelas que receberão os ingredientes da receita precisam estar muito bem higienizadas e sem nenhum traço de gordura. Por isso, limpe o recipiente com detergente e limão.
A clara do ovo que será utilizada deve estar em um recipiente fechado e armazenada na geladeira há pelo menos quatro dias. Isso faz com que ela fique mais líquida, favorecendo a textura aerada da massa.
Além disso, todos os ingredientes precisam ser retirados da geladeira antes de começar a massa. Não se esqueça de peneirar os ingredientes secos e pesá-los nas medidas certas. Por fim, opte pela farinha de amêndoas que seja sequinha e solta e evite aquelas que são muito oleosas, pois podem atrapalhar o ponto da massa.
Misturar é tão importante quanto a medição dos ingredientes. Assim, esse processo precisa ser feito de maneira pausada, de baixo para cima, do centro para fora, deixando tudo sem bolhas e uniforme. O ponto da mistura é fluido e a dica é investir em uma boa batedeira para que o resultado obtido seja correto.
Devido à sua delicadeza, o macaron é um doce que necessita de muitos cuidados, principalmente em dias chuvosos ou em clima úmido. Isso ocorre porque a umidade prejudica a receita, pois interfere diretamente no ponto da massa e, por consequência, na qualidade do preparo.
Logo, o ideal nos restaurantes, lanchonetes e confeitarias é investir em um aparelho desumidificador no local de preparo dos macarons. Já em casa, o recomendado é esperar o clima ficar mais seco ou fazer a receita em lugares com a umidade e a temperatura controladas.
Quando bem assados, esses doces ficam macios, úmidos, saborosos e com a casca crocante na medida certa. O ideal é respeitar o tempo de repouso da massa. Após isso, lembre-se de controlar o calor do forno, pois o macaron não se adapta a temperaturas altas demais.
Se você não conhecia as dicas de como fazer macaron, saiba que é preciso ter bastante cuidado, pois o doce é delicado. Portanto, selecione os ingredientes cuidadosamente, misture a massa delicadamente e fique atento à umidade do local. Para vendê-los, coloque-os em uma embalagem adequada e exponha-os na vitrine da padaria.
Gostou deste post e quer preparar uma receita a partir das nossas dicas apresentadas? Então, confira os ingredientes e o modo de preparo de um delicioso macaron com tegral merengue!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…