Caprichar na gestão de confeitaria é fundamental para tornar o negócio viável e conseguir se diferenciar nesse nicho tão concorrido dentro do ramo de alimentação. Imagine que você até tem um bom número de vendas, mas o lucro ao final do mês não é o esperado. Nessa situação, é necessário tomar algumas medidas para identificar o que está prejudicando os seus resultados e correr atrás de uma solução para esse problema.
Neste post, mostramos ótimas dicas de como fazer a gestão de confeitaria de forma eficiente. Confira!
Se faz pouco tempo que você decidiu transformar o negócio caseiro em uma confeitaria, é provável que tenha dificuldade no momento de precificar doces, bolos e outras delícias do estabelecimento.
No entanto, saiba que esse é um ponto crucial para fazer a gestão financeira. Isso porque cobrar muito abaixo pelos produtos causa prejuízos. Por outro lado, colocar os preços acima da média do mercado torna o negócio pouco competitivo diante dos concorrentes.
Aqui, é importante considerar os seguintes fatores:
Na hora de precificar, considere a fórmula: percentual de lucro + mão de obra + despesas secundárias + custos = preço de venda.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
O planejamento estratégico é essencial para a gestão de confeitaria. Quais os diferenciais, planos, objetivos e pontos menos favoráveis do seu negócio? Essas são algumas questões que você deve responder. O recomendado é escrever as informações de maneira objetiva.
Nessa fase, também é importante cuidar da gestão orçamentária. Para chegar a um orçamento realista e detalhado, faça as projeções das suas despesas (como remuneração de funcionários, marketing e custos de produção) e das suas receitas, com base no histórico do consumo anterior.
Os processos produtivos de uma confeitaria envolvem recepção e estocagem, compra de mercadorias, identificação da necessidade de insumos, além de exposição, produção e vendas. Dessa etapa, os pontos de armazenamento e compra são os mais importantes.
Portanto, é indispensável fazer o controle do estoque e, para isso, busque sempre a melhor matéria-prima e reconheça os fornecedores pontuais, que podem auxiliar você nesse processo.
Controlar o fluxo de caixa consiste no acompanhamento das entradas e saídas da empresa. Por meio dele, você pode saber se o capital de giro da sua confeitaria está sendo bem usado.
Esse conceito também está relacionado ao controle de estoque. Nesse caso, uma boa administração do fluxo de caixa ajuda a eliminar problemas. Com essa análise, você poderá fazer um planejamento futuro e projetar as necessidades de ajustes nos preços.
Agora que você já sabe como fazer a gestão de confeitaria, lembre-se também de contar com bons parceiros para ajudar no andamento e no sucesso da sua empresa, como a Nova Safra. Aqui, você encontrará ingredientes para a fabricação das receitas, soluções em equipamentos e produtos de serviços de treinamento e qualificação.
Gostou deste post e quer adquirir produtos de qualidade para a sua confeitaria? Então, conheça as opções que temos disponíveis no nosso site!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…