É notório que no período de recessão financeira a busca por empreender cresceu. Dentro desse cenário, as franquias surgem como uma excelente opção por apresentar um modelo testado, o que garante mais segurança ao empreendedor.
Em relação a esse modelo de negócio, um que chama a atenção é a franquia de padaria, já que se trata de um mercado que movimenta bilhões de reais anualmente e trabalha com produtos considerados obrigatórios na mesa de muitos brasileiros.
Para ajudar você a entender se essa é uma ideia que vale a pena, listamos abaixo algumas informações sobre franquia de padaria e seu funcionamento.
Esse é um negócio que necessita senso de liderança, já que para garantir o bom funcionamento da franquia, é necessário contar com uma equipe qualificada e que, como qualquer outra, necessita de orientação e supervisão.
Além disso, como trata-se de um negócio no ramo alimentício, é imprescindível que o franqueado tenha conhecimento da legislação vigente nessa área, especialmente no que tange à sua cidade de atuação.
O elemento facilitador e bastante atraente desse processo é que o franqueador concede ao empreendedor treinamento sobre todas as questões pertinentes ao bom funcionamento do negócio, além de dar o suporte necessário no cotidiano da empresa.
Questões como o mapeamento do seu empreendimento, incluindo concorrentes, público-alvo, ponto comercial e produtos diferenciados são fundamentais também em um modelo de franquia.
Sob esses aspectos, o franqueado deve, junto com o franqueador, realizar a melhor preparação possível para que o negócio possa fluir com tranquilidade.
Por mais que empreendedor esteja junto a uma marca consolidada no mercado, esses detalhes são fundamentais para a garantia e manutenção da qualidade já conhecida e exigida pelo público consumidor.
Esse é um ponto bastante atraente nesse tipo de mercado, já que as principais franquias da área estimam o retorno de investimento entre 18 e 36 meses, período considerado baixo em relação à longevidade de empreendimentos do ramo.
O bom faturamento mensal também é um excelente atrativo, já que uma padaria possui um bom fluxo diário de clientes no local, muitos se tornando fiéis à marca, o que é sempre garantia de bons lucros.
Em uma pesquisa de mercado, os principais players dessa área estimam um faturamento mensal médio que varia entre R$ 30,000 e R$ 170,000, dependendo do tipo de franquia escolhida.
Uma franquia de padaria não é um empreendimento da moda.
Por mais que determinados tipos de produtos sejam a tendência do momento, especialmente os relacionados à confeitaria, o negócio gira em torno dos produtos tradicionais e consumidos por um grande número de pessoas.
Isso torna naturalmente esse modelo de empreendimento algo longevo, vide o histórico de padarias centenárias existentes no nosso país.
Levando em conta esse e os outros fatores citados, é possível concluir que uma franquia de padaria é um excelente negócio para se investir, sendo uma das áreas mais promissoras dentro do mercado de franquias.
Quer ficar por dentro das mais modernas tendências do ramo alimentício? Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a esse conteúdo de imenso valor!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…