Se você acompanha as tendências da gastronomia, é bem provável que já tenha ouvido falar da farinha de panko. Afinal, ela está sempre presente no preparo de peixes, frango, carne e até de farofas.
Mas você sabe o que realmente é a farinha de panko e como prepará-la? Se você tem dúvidas sobre isso, veio ao lugar certo! No post de hoje, vamos explicar tudo sobre esse ingrediente e também como fazê-lo em casa. Acompanhe!
A farinha queridinha dos chefs é utilizada para empanar diversos ingredientes, assim como a farinha de rosca. A diferença é que a farinha panko, por conter flocos maiores e mais textura, confere muito mais crocância às receitas, seja frango empanado, seja bife à milanesa, farofa, entre outras.
A farinha de panko é muito utilizada pela culinária oriental no preparo de camarões empanados e de sushi roll. Por isso, pode ser facilmente encontrada em bons fornecedores.
Alguns dos países do ocidente também já pegaram gosto pelo ingrediente. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela é a base da farofa usada para rechear o peru no dia de Ação de Graças. Além disso, é o segredo de grandes redes de restaurante em alguns dos preparos mais crocantes, como o frango frito vendido em balde.
É muito fácil preparar a farinha de panko em casa, e o único ingrediente necessário é o pão de forma. O diferencial é o processo!
Retire as cascas das fatias e pique os pães em pedaços menores. Em seguida, é só colocar no processador ou liquidificador e acionar a função pulsar. A ideia é deixar pedaços um pouco maiores, ou seja, não processar os pães até obter uma farinha fina como a de rosca.
Em seguida, é só espalhar a farinha de panko em uma assadeira e levar a fogo baixo por 30 minutos. Quando forem completados os primeiros 15 minutos de forno, retire a assadeira e mexa a farinha, para que ela asse por completo e não corra risco de queimar.
Após os 30 minutos, está pronta a sua farinha de panko, e você já pode usá-la em diferentes receitas, sempre para conferir mais textura e sabor aos pratos.
Se você produzir a farinha e sobrar alguma quantidade após o uso, é possível guardá-la no freezer por até 3 meses. Para isso, basta colocar em um saco próprio para congelamento. Quando quiser utilizar o ingrediente, basta retirar da geladeira momentos antes, já que as características da farinha não se alteram muito nesse processo.
No entanto, se você tem um estabelecimento no segmento de alimentação, a dica é contar com um bom fornecedor e adquirir uma farinha de panko de qualidade. Afinal, comprando em quantidades maiores, é possível ter mais economia do que preparando o ingrediente em casa.
O que está esperando para testar a farinha de panko e deixar os seus empanados muito mais saborosos? Com certeza, todos vão se surpreender com a textura e crocância de dar água na boca!
E se você gostou do conteúdo e deseja ficar por dentro de muito mais dicas e informações sobre o universo da gastronomia, assine a nossa newsletter. Assim, você recebe todos os textos em seu e-mail em primeira mão!
Baixe Grátis – Planilha para Gestão do seu Estoque
Nossa equipe preparou este material especialmente para te ajudar a crescer. Clique abaixo e faça download gratuito. Bons negócios!
https://materiais.novasafra.com.br/material-rico-gestao-de-estoque
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…