Muita gente adora palmito, afinal é um produto saboroso, versátil e que cai bem em diversos pratos. Mas na hora de comprar esse ingrediente você pode se depara com diferentes tipos de palmitos, o que algumas vezes dificulta a escolha da melhor opção para sua receita.
Origem, textura e sabor são algumas variações entre os palmitos que podem ser um diferencial na elaboração do prato.
Confira neste post 5 tipos de palmitos, com suas principais características e peculiaridades, para que você se sinta mais seguro na hora de escolher esse ingrediente.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
O palmito pupunha é o mais presente no mercado e o mais sustentável, pois, ao contrário dos outros tipos de palmitos, ele possibilita o plantio e replantio em um curto período de tempo e a palmeira não morre ao ser cortada.
Tem sabor suave, é fibroso com miolo macio e possui baixo teor calórico. Geralmente não escurece, pois não possui antioxidantes, ou seja, é ideal para saladas e pratos nos quais o palmito é servido cru.
O palmito juçara é natural da Mata Atlântica e costuma ser mais vistoso e carnudo, se comparado aos outros tipos de palmito.
No entanto, essa é uma espécie ameaçada de extinção, devido à extração massiva ilegal. Na produção, aproveita-se somente 10% da palmeira, a planta morre ao ser cortada e seu ciclo de replantio demora cerca de dez anos até o desenvolvimento de uma planta adulta.
Macio e suculento, esse palmito assemelha-se com o juçara. É nativo da Mata Atlântica e despontou no mercado quando o juçara entrou em ameaça de extinção.
Apesar da extração do palmito açaí ser baseada na exploração, é menos nociva do que a extração do juçara, já que cada touceira de açaizeiro possui de 4 a 5 caules, permitindo que a extração aconteça alternadamente entre as árvores.
Assim como o pupunha, é um dos diferentes tipos de palmitos mais presentes no mercado.
O palmito extraído da palmeira real é menos comum, no entanto, oferece um produto de textura macia, cor branca e sabor brando e delicado, entre o doce e o amargo.
Originária da Austrália, mas que se adaptou muito bem ao solo e clima brasileiro, a palmeira real era utilizada para fins ornamentais e só depois descobriu-se seu potencial para a produção de palmito.
Esse é um palmito nativo brasileiro, bastante peculiar e pouco conhecido.
Possui uma textura firme e, por isso, deve ser cozido antes do consumo. Possui um sabor amargo, que combina muito bem com carnes e sabores ácidos.
Independentemente do tipo de palmito, é importante ter alguns cuidados na hora de escolher o ingrediente.
Prefira os potes de vidro aos enlatados, assim você pode verificar a aparência do palmito, como textura e tamanho.
Não compre se a água estiver colorida, branca ou turva e nem se o palmito estiver flutuando, pois isso significa que ele está com falta de oxigenação e vai estar duro. Além disso, se ao pegar a embalagem a tampa estiver estufada ou amassada, existem grandes chances de o palmito estar contaminado.
Por fim, compre apenas produtos que apresentem registro no Ministério da Saúde e IBAMA na embalagem. Isso indica que o produto é ecológico e provém de uma plantação planejada.
Conhecer as diferenças entre os palmitos é importante para a elaboração do prato, visto que cada um possui texturas, sabores e tipos de cultivo diferentes.
Portanto, não deixe de experimentar os diferentes tipos de palmitos. Eles podem ser encontrados facilmente em supermercados e empresas de food service, e a escolha certa pode dar um toque especial aos seus pratos.
Gostou das nossas informações sobre tipos de palmitos? Então que tal curtir nossa página no Facebook e seguir nosso canal no YouTube? Assim você não perde nenhuma novidade.
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…