É difícil encontrar alguém que não conheça ou não goste das sobremesas geladas e tradicionais do verão, afinal, são muito refrescantes e apresentam grande variedade de sabores. Porém, por mais comuns que sejam, ainda é possível inovar dentro desse ramo. Para isso, é indispensável conhecer a diferença entre sorvete e sorbet.
Estar por dentro das principais características de cada um desses produtos é o que garante um diferencial na lucratividade e produção. Na hora de vender, é necessário saber como apresentar o alimento da maneira mais chamativa e vantajosa para seu cliente. Além de assegurar que esse será um investimento conveniente para você e seu negócio.
Por isso, nada melhor que começar descobrindo as distinções entre o sorvete tradicional e o sorbet. Quer ficar por dentro das características de cada? Confira o conteúdo a seguir!
O sorvete tradicional, aquele que estamos acostumados a ver na maioria das sorveterias, costuma ser produzido principalmente com uma base de gordura vegetal hidrogenada. Essa escolha se deve ao baixo custo do ingrediente e à cremosidade que proporciona ao alimento, tornando-o também mais calórico e menos saudável.
Já o sorbet não leva adição de gordura na fabricação, pois é feito à base de água. Isso não significa que ele é um produto zero gordura, uma vez que alguns dos sabores escolhidos podem conter quantidades moderadas de lipídios na composição. Porém, a qualidade delas é superior por não ser altamente industrializada, mas proveniente das frutas ou castanhas utilizadas.
Devido à diferença de bases utilizadas nesses produtos, a textura dos dois pratos também apresenta diferenças significativas para o paladar. O sorvete tem um aspecto mais cremoso devido à gordura vegetal, tornando-o levemente mais oleoso ao toque.
No caso do sorbet, que não apresenta adição de gorduras, a textura é muito mais leve e fina. Não chega a parecer com um picolé, pois ele fica mais cremoso com o uso de máquinas adequadas que ajudam na incorporação de ar. Ao saboreá-lo, você perceberá que ele derrete mais facilmente na boca, transformando-se em um suco.
Quando o assunto é a composição desses alimentos, o sorbet tem um grande diferencial. Sua fórmula é muito mais simples — leva apenas água, açúcar e frutas ou castanhas, dependendo do sabor escolhido. Uma receita bem simples, não é mesmo?
Para tornar o sorvete que conhecemos mais saboroso e barato, são utilizados diversos ingredientes em sua fabricação. Água, gorduras, açúcares ou adoçantes, leite, creme de leite, leite condensado, aromatizante, corantes e emulsificantes são alguns dos mais utilizados.
Devido às características únicas do sorbet e do sorvete é evidente que o primeiro é uma opção muito mais leve e saudável. Ele é ideal para atender um público mais preocupado com a saúde, afinal, apresenta maior quantidade de nutrientes e menor valor calórico. Enquanto o sorvete recebe grande quantidade de aditivos, sendo uma excelente opção para clientes que procuram um preço mais acessível.
As diferenças entre sorvete e sorbet são bem demarcadas, tornando cada um desses pratos, inclusive o gelato italiano, vantajoso para determinados públicos e situações. No entanto, investir no sorbet pode ser um grande diferencial competitivo para a sua sorveteria, uma vez que ele ainda não se popularizou no Brasil.
Gostou de saber a respeito das características dessas sobremesas? Aproveite para conhecer também os 5 principais tipos de sorvete que estão fazendo sucesso no mercado!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…