Não há doce mais gostoso que o chocolate. Ele é imbatível por sua versatilidade e sabor. Este alimento já foi julgado como vilão de várias doenças crônicas não-transmissíveis, como a diabetes e a obesidade, e também frequentemente associado a problemas de pele.
Mostraremos aqui algumas das vantagens de introduzir o chocolate em seu cardápio.
O chocolate é um alimento muito procurado por mulheres, especialmente no período pré-menstrual (ou TPM), e esta necessidade é associada ao aumento da produção de endorfina, estimulada pelo doce. A endorfina é um neurotransmissor, mais comumente conhecido como hormônio do prazer.
Já é comprovado cientificamente que a ingestão de chocolate aumenta significativamente a produção deste composto químico, trazendo sensação de tranquilidade e bem-estar.
O cacau, fruta que origina o chocolate, é fonte importante de flavonoides, um composto também encontrado nas frutas vermelhas e no vinho. Ele é responsável por promover ações anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas, antialérgicas e antioxidantes no corpo humano.
A ação antioxidante é considerada a função mais importante dos flavonoides, por combater os radicais livres no nosso organismo, responsáveis pelo envelhecimento precoce e desenvolvimento de patologias. Eles também são associados a redução de problemas cardiovasculares e aumento significativo da produção de colesterol HDL, o colesterol bom.
A função mais simples porém menos relatada do consumo de chocolate é o fornecimento de energia para o organismo. O cacau é uma fruta rica em carboidratos, que são essenciais na produção de ATP, o nosso combustível corporal.
Fonte de ácido oleico
O ácido oleico (ou ômega 9) também pode ser encontrado em boa concentração em pedaços de chocolate. Ele é essencial para o nosso organismo, sendo sua presença indispensável em qualquer dieta, por se tratar de um dos responsáveis pela produção de hormônios corporais.
A teobromina é uma substância encontrada no cacau, considerada a cafeína do chocolate. Isto porque apresenta as mesmas características da substância do café, de estímulo ao sistema nervoso central.
Por isto a sensação de bem-estar, redução do cansaço e melhora do estado de alerta e concentração também podem surgir após a ingestão do doce. Além disto a teobromina também está associada a efeitos de dilatação dos vasos sanguíneos, podendo auxiliar no controle da pressão sanguínea.
Para obter o máximo dos benefícios do chocolate é preciso saber escolher o tipo certo deste alimento para acrescentar à sua rotina diária. Os chocolates amargos são geralmente os mais associados a uma alimentação saudável devido a sua maior concentração de cacau e menor teor de açúcar.
Quanto maior a porcentagem de cacau na composição do doce, maior o consumo dos compostos fitoterápicos descritos nos tópicos acima. O chocolate ao leite é produzido com grande quantidade de açúcar e gordura animal e vegetal, por isto não é tão eficiente quanto a sua opção amarga.
Com todas estes benefícios é fácil adicionar o chocolate na alimentação de seu cliente sem culpa e com prazer, mas sempre com moderação! E aí, o que achou de nossas dicas? Comente!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…