O pastel é uma iguaria muito apreciada pelos brasileiros, seja em casa, restaurantes, bares ou mesmo na feira de domingo. Aliás, não é difícil aprender como fazer pastel frito: é preciso, apenas, ter cuidados simples com a escolha certa dos ingredientes e a forma correta de preparação.
No entanto, para que a massa fique leve e crocante, é necessário seguir algumas dicas que deixarão a receita equilibrada e saborosa. Nesse sentido, além de prezar pela qualidade da massa, é importante também se preocupar em oferecer uma variedade de recheios que atendam aos mais variados paladares.
Ficou interessada e quer aprender a fazer pastéis deliciosos? Então, continue a leitura!
A base da massa de pastel é uma boa farinha de trigo. Se não for feita uma boa escolha nesse passo, certamente o produto não será um pastel crocante e sequinho. Quanto mais fina a farinha melhor será o resultado, pois é essa característica que influencia na homogeneidade e elasticidade da massa.
Em comparação com outras receitas, a massa de pastel até que possui um preparo simples, com poucos ingredientes. Desse modo, não dá para substituir um ou outro, já que todos os ingredientes são fundamentais, como é o caso da cachaça. Sim, a textura crocante da massa também se dá pela influência desse destilado. Para completar a receita, não se esqueça de adicionar também água, sal e um pouco de óleo.
Assim, são apenas 5 ingredientes que compõem essa massa deliciosa. O resto fica por conta das combinações de recheios e, nessa parte, vale a pena usar a criatividade para criar receitas personalizadas. Não esqueça também de equilibrar a quantidade de recheio, que não pode ser pouco, mas também não pode ter exageros.
Um segredo que poucas pessoas sabem é que sovar bem a massa é fundamental para que ela fique totalmente lisa. Nessa etapa não se pode ter preguiça: é preciso amassar muito bem para que ela fique elástica e você consiga abri-la na espessura adequada. Depois que a massa passar por esse processo, será preciso esticá-la.
Uma máquina de abrir massa otimiza o processo para quem está aprendendo como fazer pastel frito. Contudo, para quem não conta com esse utensílio, um rolo manual também vai servir. O ideal também é que se estique a massa e coloque o recheio somente alguns minutos antes da fritura. Quando isso não for necessário, cubra bem os pastéis com plástico filme.
O último passo é a fritura, que também é um momento muito importante para o pastel e merece atenção total! Esse tipo de fritura é de imersão, ou seja: o alimento que será frito precisa estar totalmente coberto pelo óleo durante o processo. A temperatura da gordura também é outro detalhe importante, sendo ideal que esteja a 180º C.
Além da temperatura, a qualidade do óleo também é importante — e ele precisa estar limpo. Então, antes de reaproveitar a gordura, certifique-se de que ela ainda esteja boa para a função.
Como você pôde perceber, fazer pastel frito é bastante simples. Seguindo os passos acima, seu negócio será incrementado com uma opção bastante popular, potencializando ainda mais as vendas. E para deixar os clientes ainda mais satisfeitos, sirva sempre pastéis frescos, procurando fritá-los de acordo com os pedidos!
Gostou de todas essas dicas sobre como fazer pastel frito? Aproveite para ler também o post que já fizemos sobre 10 sabores de recheios para pastéiss!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…