Man buying cappuccino and cookies at a coffee shop.
O carnaval ficou para trás, então, já podemos oficializar o começo de um novo ano, não é mesmo? Sendo assim, que tal renovar as estratégias da cafeteria pensando, principalmente, em aumentar o número de consumidores do seu estabelecimento?
Por meio de atitudes simples e pontuais, é possível agregar valor ao empreendimento e conquistar uma clientela fiel. Neste post, você vai conhecer 4 estratégias muito eficazes de como atrair clientes para cafeteria. Ficou interessado no assunto? Prossiga a leitura para saber mais!
Todo mundo gosta de experimentar primeiro o produto antes de levar para casa. Pensando nisso, que tal colocar uma ilha de degustação na sua cafeteria para que os clientes conheçam diferentes tipos de cafés?
O café tradicional todo mundo consome, mas alguns mais sofisticados podem incentivar o consumidor a provar um tipo novo e, ainda, comprar algo de valor até mais alto do que ele tem costume.
Outra ideia interessante é contratar um barista para, além de tirar as dúvidas dos clientes, preparar drinques diferentes usando como base o café. Todo mundo vai ter curiosidade em experimentar.
Oferecer ao cliente como brinde um produto mais em conta, caso ele compre o mais caro, normalmente cria uma imagem positiva para o estabelecimento e traz excelentes resultados. Além disso, promoções do tipo “leve 3 e pague 2” despertam no consumidor a sensação de vantagem e fazem com que ele compre duas unidades de um produto que, talvez, só fosse adquirir uma ou nenhuma.
Outra forma de atrair clientes para cafeteria é colocando algumas novidades no cardápio. Sobremesas que tem o café como ingrediente costumam agradar bastante. Que tal uma verrine de café ou um milk shake? Teste a receita e, depois de aprovada, inclua no cardápio da sua cafeteria.
Os cafés tradicionais todo mundo conhece, por isso, para aguçar a curiosidade do cliente, é preciso oferecer diferentes opções para que ele se sinta instigado a experimentar, inclusive as opções geladas.
As possibilidades são muitas: espresso, macchiato, ristretto, latte, capuccino, mocha, affogatto, entre outras. Insira essas opções no cardápio e treine seus colaboradores para que indiquem as novas delícias aos clientes.
Conhecer e entender o cliente do seu negócio é essencial para quem quer vender mais e melhor. Só assim você vai conseguir se comunicar com o seu consumidor de forma efetiva e, assim, ter mais resultados.
Por isso, é importante entender características como: onde seu estabelecimento está localizado, qual a principal fonte de renda do seu cliente, os hábitos de vida e rotina, faixa etária, formação familiar, hábitos de consumo e muitos outros detalhes que podem fazer com que você trace o perfil do consumidor.
Portanto, ter itens para degustação, fazer promoções irresistíveis, inovar no cardápio, oferecer diferentes opções de cafés (inclusive gelados) e conhecer o seu cliente são estratégias fundamentais de como atrair clientes para cafeteria e prosperar ainda mais o seu negócio.
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