Você gosta de cozinhar? Tem preferência por sobremesas? Então é importante que você saiba fazer um bom chantilly, que é um componente muito versátil na produção de bolos e doces. Contudo, cuidado com o ponto do chantilly, para ele não virar manteiga. Não é difícil fazer, é só você seguir alguns passos que vamos mostrar para ter sucesso e muitos elogios com a sua guloseima.
Acompanhe nossas dicas neste post!
Os ingredientes básicos do chantilly são apenas dois: creme de leite e açúcar. Dê preferência ao creme de leite fresco, usado em confeitaria e que tenha um teor de gordura de 30 a 40%, pois isso vai ajudar a estabilizar e criar um bom chantilly. O creme de leite fresco é a gordura do leite, sem soro e pasteurizado. O tipo de açúcar usado é o açúcar de confeiteiro, que dá uma consistência mais lisa ao chantilly.
Antes de iniciar a produção do chantilly, uma dica muito importante: coloque o creme de leite na geladeira algumas horas antes. Escolha uma tigela grande, pois o creme de leite batido crescerá de duas a três vezes do seu volume inicial. Você poderá usar um fuê, que é um batedor manual, ou uma batedeira para fazer o seu chantilly.
Se você está em um local quente, mantenha a temperatura do creme baixa, colocando a tigela dentro de um recipiente maior com gelo. Comece batendo o creme de leite e, assim que ele adquirir consistência, acrescente o açúcar aos poucos.
Você deve ter o cuidado de não bater muito, senão o creme pode se tornar uma manteiga e perder o aspecto de chantilly. Quando o creme estiver firme, a ponto de não cair do fuê, este será o momento de parar de bater. Observe que ele vai formar picos no batedor de arame. Se você continuar a bater, o creme vai virar uma manteiga doce e não será mais possível reverter para virar chantilly.
Você tem os ingredientes básicos para fazer o chantilly natural? Ótimo! Contudo, se você quiser praticidade, há a opção de adquirir o creme para fazer o chantilly, encontrado em caixas no mercado. Como há diversas marcas disponíveis, você deve observar as instruções do rótulo, a qualidade e a validade do produto, pois esses detalhes farão diferença no resultado do seu chantilly.
Depois, basta somente levar a embalagem à geladeira. O ideal é colocar o conteúdo em um recipiente, pois assim o creme vai gelar por igual. Depois de bem gelado, bata manualmente ou em uma batedeira, observando as instruções da embalagem.
Assim, você não errará para atingir o ponto do chantilly. Depois de pronto, você poderá usar em coberturas, bolos, merengues e doces ou armazenar em um recipiente fechado com um plástico na geladeira por até 4 dias.
Gostou do post? Então siga as nossas redes sociais e fique mais por dentro de nossas dicas! Estamos no Facebook e Youtube.
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…