Nos últimos anos temos ouvido falar bastante sobre os alimentos orgânicos e sua importância tanto para nossa saúde como para a preservação ambiental, não é mesmo? Esse é, de fato, um dos tópicos mais comentados quando se trata de sustentabilidade e consumo consciente. Mas embora boa parte das pessoas já tenha tido contato com informações superficiais sobre o assunto, nem todos sabem o que realmente são os produtos orgânicos. Se você faz parte desse grupo, mas está cada vez mais interessado em conhecer a fundo as vantagens desses produtos, confira nosso artigo:
Os produtos orgânicos nada mais são que produtos cultivados em ambientes pautados em princípios e valores agroecológicos. Isso quer dizes que são produtos livres de agrotóxicos e substâncias sintéticas. Além disso, são produzidos por meio do uso responsável da água, do ar, do solo e dos demais recursos ambientais, sempre respeitando as relações culturais e sociais do local.
Na agricultura orgânica não se faz o uso de substâncias e produtos químicos que ameacem a saúde do homem e do meio ambiente — incluindo aí o ar, a água, o solo, a fauna e a flora. Sendo assim, não se permite, nesse tipo de agricultura sustentável, a utilização de agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. Para completar, as condições de trabalho na agricultura orgânica são pautadas pela dignidade e humanização.
Vale lembrar que os produtos orgânicos não são apenas alimentícios! Há cosméticos, utensílios e roupas essencialmente orgânicas também. Mas aqui vamos nos aprofundar nos benefícios oferecidos pelos alimentos orgânicos, ok? A principal vantagem da comida orgânica é que, por ser mais natural, é igualmente mais saudável, sendo determinante para a longevidade humana. Outro aspecto que deve ser considerado é que esses alimentos são mais saborosos e frescos, preservando o gosto, a cor e o aroma originais do produto. Como se não bastasse, ainda são alimentos mais nutritivos e com vitaminas mais concentradas, pois possuem 20% a menos de água do que os produtos convencionais.
No Brasil, os principais alimentos orgânicos encontrados no mercado são a soja, o arroz, o cacau, o café, o guaraná, o gengibre, o morango, a manga, a uva, o pêssego, a rapadura, o feijão, a quinoa, a banana, o tomate e diversos temperos e hortaliças. Já dá pra montar um cardápio e tanto, não acha?
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais em busca de produtos diferenciados, que ofereçam bom custo-benefício e que realmente se destaquem em termos de sabor e nutrição. Não é à toa que as culinárias vegana, vegetariana e mediterrânea estão crescendo tanto por aqui! Ao incluir alimentos orgânicos no cardápio do seu estabelecimento, você passa a ter maiores chances de conquistar um novo público, atraindo uma clientela que valoriza a sustentabilidade sem abrir mão do paladar. Alimentos orgânicos super saborosos e práticos para acrescentar no dia a dia do seu estabelecimento são o feijão carioca cozido, a quinoa cozida, o feijão preto cozido e o arroz integral também já cozido, todos da Vapza!
E aí, gostou do nosso artigo? Já havia percebido essa tendência e tratou de incluir receitas orgânicas no seu menu? Pretende acrescentar mais alimentos orgânicos no cardápio do seu restaurante? O que mais tem saído? Comente e compartilhe suas experiências e impressões conosco!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…