Um dos setores mais concorridos mercado é o de alimentação. Entre lanches naturais, fast food, padarias e lanchonetes, não faltam opções tanto para consumidores quanto para empreendedores.
A razão para a grande concorrência e a alta demanda do mercado está na necessidade que o brasileiro tem de comer fora de casa, pois assim ele não precisa cozinhar e nem enfrentar um longo caminho de volta para a residência apenas para se alimentar. O mercado é receptivo a diferentes opções, deixando espaço para que cada um tenha o seu brilho.
As lanchonetes, por exemplo, são fáceis de abrir e gerir, porém precisam de uma dedicação especial para que não caiam no senso comum. Quer saber como aumentar as vendas do seu estabelecimento?
Confira 8 dicas para aumentar as vendas da sua lanchonete:
Para aumentar as vendas da lanchonete, você precisa conhecer bem quem são os seus concorrentes e quais são os diferenciais que eles oferecem ao público. Faça uma pesquisa! Esse é o primeiro passo para que você consiga organizar a sua estratégia rumo ao aumento das vendas. Analise o resultado de sua pesquisa e comece a traçar planos para seguir adiante.
A segunda dica para que você consiga aumentar as vendas da lanchonete é saber quais são as preferências do público local. O que ele deseja? Muitas vezes, as pessoas saem da região onde moram em busca de novidades e de outras soluções diferentes daquelas oferecidas pelas lanchonetes locais. Alinhe os seus produtos e serviços com a demanda local.
O sucesso das suas vendas está ligado diretamente à qualidade do cardápio que você oferece. Ele tem produtos de qualidade? As pessoas elogiam o sabor, o aroma e a textura dos alimentos servidos? Os ingredientes utilizados são de procedência segura? A qualidade do que você serve é fundamental para conseguir aumentar as vendas.
Não encare a sua lanchonete como se ela fosse qualquer negócio. Ela precisa de uma identidade visual, iluminação adequada, móveis confortáveis e um espaço para que os seus consumidores possam sentar, comer, beber e conversar. Esse espaço precisa ser agradável tanto visualmente falando quanto em termos de conforto.
O consumidor nota quando está sendo enganado. Você não precisa praticar preços abusivos para vender a mesma coisa que os seus concorrentes oferecem. Se você deseja agregar mais valor financeiro aos itens do seu cardápio, justifique isso com novos ingredientes e serviços diferenciados.
É cada vez mais difícil encontrar, nas lanchonetes, um atendimento de excelência. Todos parecem estar mais preocupados com as vendas, a rapidez na hora de servir e o término do expediente. Faça com que os seus clientes sejam atendidos de maneira única. Oriente seus funcionários a tratá-los pelo nome, serem gentis e principalmente atentos às solicitações que lhes forem feitas.
Existem várias maneiras de você estabelecer um relacionamento duradouro com os seus clientes. Por meio dos programas de relacionamento, é possível aumentar a frequência com que os consumidores vão à sua lanchonete. Você pode, por exemplo, usar um cartão fidelidade, premiando os frequentadores mais assíduos. Tome atitudes que ajudem a divulgar o seu negócio!
Por mais tradicional que a sua lanchonete seja ou se torne, é fundamental que você ofereça novidades para a clientela. Aposte em novas receitas, releituras de receitas tradicionais, recheios generosos, porções variadas e fique em dia com as tendências que estão à sua volta. Toda novidade é sempre bem-vinda e chama a atenção do público.
Compartilhe este post nas suas redes sociais. Essas dicas de gestão e administração para aumentar as vendas da lanchonete serão úteis para mais empreendedores.
Por que acompanhar tendências no food service é essencial? O setor de alimentação fora do…
Por que os recheios clássicos continuam fazendo sucesso? Existe algo no sabor da infância que…
A formação do preço dos pratos no restaurante vai muito além de calcular o custo…
Por que conhecer os tipos de farinha faz diferença na cozinha profissional? Em cozinhas profissionais,…
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…