Infelizmente, muitas empresas deixam de aproveitar as oportunidades dos momentos de crise para continuarem a crescer, exatamente por acharem que essa evolução é impossível, já que a inflação está alta, os impostos estão aumentando e as perspectivas para o resto do ano não são nada boas. Mas aí é que está o erro, porque é justamente na crise que os negócios mais inovadores conseguem se destacar da concorrência, atraindo mais clientes e, inclusive, expandindo seus resultados. Quer saber como crescer durante a crise? Então confira este texto e descubra já:
Independentemente do ramo de atuação da empresa, momentos de crise exigem que as finanças estejam na mais perfeita ordem. Nesse cenário é preciso cortar gastos onde houver desperdícios e buscar aproveitar ao máximo a renda do seu negócio. Especificamente para o ramo de serviços alimentícios, isso significa, por exemplo, manter um fluxo de caixa saudável, com dinheiro suficiente para pagar em dia seus fornecedores e funcionários, afinal, nenhum restaurante sobrevive sem os produtos do cardápio e as pessoas para prepará-los e servi-los, certo?
Por falar em funcionários: aproveite para valorizá-los ainda mais nesses momentos de dificuldade econômica, explicando e eles quais realmente são as dificuldades enfrentadas e as razões pelas quais algumas mudanças serão necessárias. Se for preciso enxugar sua equipe e realizar algum corte de funcionários, escolha manter aqueles que prestam um melhor atendimento e que têm maior potencial de crescimento. Se possível, estabeleça metas de atuação no dia a dia do restaurante, objetivos que, quando atingidos, podem gerar bônus e outros tipos de incentivos financeiros. Isso pode servir como motivação para que seus funcionários se esforcem ainda mais.
Em vez de expandir seu cardápio e testar novos pratos, que tal focar naquilo que você faz melhor? Quais são as especialidades do seu estabelecimento? Esses são os produtos que o diferenciam da concorrência? Aposte neles! Ainda que com menos variedade, estabelecimentos que oferecem produtos de melhor qualidade a seus clientes acabam não só mantendo como expandindo seus negócios mesmo em tempos de crise.
Só porque você escolheu focar naquilo que faz de melhor, nada o impede de considerar as ideias inovadoras que surgem ao longo do caminho. Teve algum insight para se destacar no mercado? Por que não colocá-lo em prática? Em dias e noites menos movimentadas, procure testar um ou outro prato que pode vir a fazer mais sucesso em seu estabelecimento, buscando o feedback dos clientes para aprimorar cada vez mais a receita. Quem sabe esse teste não é bem-sucedido e entra para o cardápio oficial do restaurante? E saiba que a inovação também pode surgir na forma de prestação de serviço, na ambientação do restaurante e até mesmo no tipo de público-alvo que você busca atrair.
Para crescer durante a crise, o ideal é que seu modelo de negócio seja o mais compacto possível, facilitando assim a adaptação às flutuações inerentes ao mercado. Com isso em mente, se você tem uma loja no shopping, por exemplo, já pensou sobre a economia e o dinamismo de mover seu negócio para um quiosque ou um estande? Essas estruturas mais enxutas demandam certa adaptação — às vezes até do cardápio —, mas podem garantir reduções de custo e uma maior movimentação em seu estabelecimento!
Agora nos conte: o que você tem feito para crescer durante a crise? Qual das nossas dicas chamou mais sua atenção? Compartilhe suas estratégias conosco aqui nos comentários!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…