Quase indispensável dizer que cuidar da higiene da sua cozinha é o passo primordial para evitar problemas e mostrar credibilidade para o produto final. É a linha inicial que vai assegurar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Além do quesito saúde, cuidar dos equipamentos de cozinha da sua casa ou do empreendimento é, também, uma forma de economizar. Evita-se, assim, o desgaste, o mal funcionamento ou, até mesmo, que os utensílios se estraguem. Separamos 5 cuidados para você manter a sua cozinha brilhando, tanto em funcionamento quanto em limpeza. Venha conosco!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Se você está se perguntando se existe uma limpeza ideal, a resposta é sim. Ela parte de um pressuposto bem lógico: os micro-organismos patogênicos tendem a proliferar em locais que não sejam adequadamente lavados.
Garantir uma limpeza profissional de todos os equipamentos de cozinha e utensílios auxiliares é fundamental. Deixar qualquer detalhe sem o devido cuidado pode levar a sua dedicação à limpeza à estaca zero. Fique atento!
Importante: pesquise ou guarde as orientações de limpeza dos fabricantes dos materiais. Eles terão as respostas mais exatas a partir de testes pré-estabelecidos.
Água e sabão neutro são os heróis da sua cozinha. Práticos e bastante acessíveis, essa combinação serve para quase tudo, sendo, muitas vezes, suficiente (lembre-se de ficar atento às recomendações especiais de certos equipamentos e utensílios). Às vezes, servem como finalização após o uso de outro tipo de lavagem. Portanto, tenha-os sempre ao seu alcance.
Outra dica importante é deixar itens da sua cozinha como facas, talheres, pratos e panelas por pelo menos 15 minutos dentro da água fervente. Isso facilita a lavagem posterior com água corrente e sabão e garante a esterilização de micro-organismos nocivos.
Opte sempre pela secagem natural de todos os equipamentos de cozinha e dos itens acessórios. Isso previne de forma eficaz a recontaminação. Se precisar de uma secagem mais rápida, invista em panos descartáveis, que têm como característica repelir a chance de reutilização e provável nova contaminação.
Preste atenção aos detalhes do seu espaço. É estritamente importante garantir a higienização completa dos seus equipamentos de cozinha para melhor funcionamento, durabilidade e salubridade.
Isso inclui constante higienização dos objetos e do espaço físico. Por isso, não ignore a limpeza das bancadas, paredes, ralos, pisos etc. Como sempre, água e sabão estarão sempre à disposição, mas, em alguns casos, água clorada também pode ser uma opção.
Para além da água e do sabão e da desinfecção por calor, aos que procuram maior eficácia, recomendamos o uso de materiais de limpeza para cozinha recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Um desses produtos é o cloro. Bactericida e fungicida, esse material, se usado na quantidade correta, oferece ótimos resultados de limpeza e nenhuma toxicidade. Preste atenção na recomendação do fabricante desses produtos.
Agora que você já sabe tudo sobre a limpeza completa dos equipamentos de cozinha, fique atento à higiene do seu local de trabalho e/ou de lazer. Mais que um ambiente limpo e funcional, isso fará diferença no que sai do seu estabelecimento comercial.
Ficou com alguma dúvida sobre este e outros assuntos sobre a sua cozinha? Deixe um comentário neste post. Estamos prontos para auxiliar você!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…