Para comercializar e lidar com alimentos, todo negócio precisa seguir regras que buscam garantir a segurança da saúde e da integridade física dos consumidores. Assim, estar por dentro das normas da fiscalização sanitária é um pré-requisito para o funcionamento legal do empreendimento.
Essas normas mostram os cuidados que precisam ser tomados no ambiente de trabalho para que ele apresente as condições adequadas de higiene e qualidade. Assim, as resoluções da ANVISA tratam da higienização dos utensílios, equipamentos e instalações em todas as fases de manipulação, acondicionamento, preparo e transporte dos produtos nos estabelecimentos.
Se você quer saber como adequar o seu negócio às exigências da vigilância sanitária, não perca o nosso post de hoje. Boa leitura!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
O corpo de bombeiros tem por objetivo averiguar as instalações hidráulicas e elétricas, que precisam estar em ótimo estado de manutenção para que o negócio não sofra risco de alagamento ou incêndio e os estoques de alimentos em risco de contaminação. Logo, se não houver a autorização de funcionamento emitida por essa corporação, a licença sanitária não é expedida.
Qualquer produto de limpeza, como sabões, desinfetantes, água sanitária e detergente deve ser mantido isolado da armazenagem e manipulação de alimentos. Esses produtos, quando consumidos, podem provocar sérias complicações à saúde.
Ademais, os estabelecimentos são obrigados a usar itens de limpeza que sejam regularizados junto à vigilância sanitária. Em caso de produtos para dedetização, como os venenos, o ideal é contratar uma empresa especializada.
Os alimentos perecíveis são degradados facilmente e as condições inadequadas de armazenamento podem acelerar as reações dos micro-organismos. Portanto, esses tipos de alimentos precisam ser mantidos sob refrigeração de 5°C. No caso dos que são cozidos quentes, a temperatura ideal deve ficar acima de 60°C.
Além disso, lembre-se de, ao adquirir produtos perecíveis para estocar, controlar o tempo entre a compra e o armazenamento para que eles não permaneçam fora da refrigeração por mais de duas horas.
Os funcionários precisam manter a higiene adequada, com cabelos presos, com tocas ou cobertos com redes. O uniforme deve ser usado somente na área de preparação dos alimentos e a troca deve ser realizada diariamente, de forma a mantê-lo conservado e limpo.
Além disso, relógios, anéis, pulseiras e brincos também são proibidos na área da manipulação. As unhas devem permanecer curtas e sem esmalte, e as mãos precisam ser higienizadas antes da preparação dos alimentos.
O trabalhador também deve evitar manipular os produtos quando estiverem com feridas, cortes ou doentes. Lembre-se que a empresa deve manter em dia os exames de saúde de seus colaboradores.
Como vimos, é muito importante seguir as normas da fiscalização sanitária para que o seu negócio fique sempre em dia. Portanto, cuide da higiene dos funcionários, separe alimentos de materiais de limpeza e mantenha os alimentos sob refrigeração. Além disso, não se esqueça de deixar o ambiente sempre limpo, organizado, com boa ventilação e iluminação.
Gostou do nosso post e quer complementar a sua leitura? Então, veja como melhorar a segurança em restaurante!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…