Dicas para Cake Designer

4 dicas de como aplicar transfer em chocolate e refinar o trabalho

Dentro do universo da confeitaria, o chocolate certamente ocupa um lugar de destaque. Seja na forma de bombom, barra, decoração ou como elemento principal, investir em um bom trabalho com chocolate aumenta muito suas chances de sucesso. Se você quer levar suas sobremesas a um nível ainda mais alto, vale a pena aprender como aplicar transfer em chocolate.

Para ajudar você a entender melhor o que é o transfer em chocolate e como você pode usá-lo na sua produção de confeitaria, preparamos este artigo. Saiba um pouco mais sobre essa técnica e confira nossas 4 dicas!

O que é um transfer em chocolate

De forma simplificada, podemos dizer que o transfer consiste em uma folha de acetato sobre a qual foi aplicada manteiga de cacau com corante alimentício. A partir dessa ideia básica, é possível desenvolver designs e estampas infinitamente criativas.

A técnica de aplicação de transfer tem se destacado na confeitaria internacional por permitir uma maior expressão artística. Com ela, é possível criar desde mosaicos multicoloridos até uma logo personalizada para estampar os doces com a sua marca.

Aplicações do transfer em chocolate

A aplicação do transfer em chocolate é bastante versátil. Você pode aplicar as estampas do transfer em praticamente qualquer sobremesa, como:

  • bombons de chocolate;
  • bolos, tortas doces e entremets;
  • pirulitos de chocolate;
  • ovos de páscoa;
  • pães-de-mel;
  • cupcakes.

Esses são alguns exemplos clássicos de uso do transfer. Uma vez que você dominar a técnica de aplicação, vai perceber que os únicos limites são os da sua criatividade.

Dicas para melhorar o uso do transfer em chocolate

Abaixo, você pode conferir as 4 dicas de como aplicar transfer em chocolate nas suas produções. Acompanhe:

1. Crie suas estampas

Existem no mercado transfers industriais, que você pode comprar em lojas especializadas e aplicar diretamente sobre a sobremesa. Entretanto, se você quiser, pode também criar seu próprio transfer.

Para isso, basta colorir manteiga de cacau com corante alimentício lipossolúvel e usar essa mistura para pintar uma folha de acetato como quiser. Quando a manteiga estiver firme, use seu transfer normalmente.

2. Forre suas formas

Se você pretende aplicar o transfer nos seus bombons de chocolate, basta cortar o acetato com a estampa no tamanho da cavidade que vai receber o chocolate e forrá-la. Depois, proceda normalmente com a confecção dos seus bombons. Quando você for desenformá-los, a estampa estará fixada nos bombons.

3. Aplique sobre coberturas

Já para aplicar o transfer em produtos que são feitos sem uma forma, como alfajores e pirulitos de chocolate, a técnica é um pouco mais simples: basta você pincelar com chocolate o lado que vai receber a aplicação, aplicar o transfer e esperar que o chocolate esfrie e endureça. Depois, apenas retire o acetato.

4. Use placas de chocolate

Se você quiser decorar sobremesas que não são cobertas com chocolate, como cupcakes e tortas, uma alternativa é usar placas de chocolate.

Aplique o chocolate derretido e temperado sobre o acetato, do lado da estampa, em uma fina camada. Espere o chocolate esfriar, retire o acetato e corte as placas no tamanho e formato desejado com um cortador ou uma faca bem afiada.

Se quiser uma decoração curva, coloque o acetato em uma forma ou enrole-o no formato desejado com o chocolate ainda derretido. Quando esfriar, o chocolate ficará no formato determinado.

E então, gostou das nossas dicas sobre como aplicar transfer em chocolate? Agora, é só escolher os designs que melhor transmitem a identidade da sua confeitaria e pôr a mão na massa!

Se você quer aprender ainda mais sobre trabalhos com chocolate, não esqueça de conferir este material que preparamos: 12 dicas para trabalhar com chocolate.

Recent Posts

7 sabores de pizza que mais vendem no Brasil e por quê

Quando se fala em pizza, o Brasil revela uma paixão arraigada, marcada por preferências regionais…

4 dias ago

Como reduzir desperdício de alimentos na cozinha profissional e aumentar a margem?

O desperdício de alimentos é um dos maiores vilões da rentabilidade no food service. Em…

6 dias ago

Tendências de consumo no food service para 2026

Por que acompanhar tendências no food service é essencial? O setor de alimentação fora do…

3 semanas ago

10 recheios clássicos que nunca saem de moda em padarias e confeitarias

Por que os recheios clássicos continuam fazendo sucesso? Existe algo no sabor da infância que…

4 semanas ago

Como precificar pratos corretamente e evitar prejuízo no restaurante?

A formação do preço dos pratos no restaurante vai muito além de calcular o custo…

4 semanas ago

Tipos de farinha: quando usar cada uma na cozinha profissional

Por que conhecer os tipos de farinha faz diferença na cozinha profissional? Em cozinhas profissionais,…

4 semanas ago