As pessoas estão cada vez mais preocupadas com uma alimentação saudável e equilibrada. A prova disso é a crescente procura por alternativas mais saudáveis na escolha de alimentos — isso sem contar na restrição ao glúten, outro ponto cada vez mais comum. Seja por esses ou outros motivos, uma coisa é fato: muitas pessoas têm buscado substituir a farinha de trigo.
Justamente por isso, é sempre bom que a sua padaria tenha opções de pães e outros alimentos sem a farinha tradicional. Se você quer acertar na produção, conheça hoje algumas alternativas para a substituição. Vamos lá?
A farinha de arroz é hoje a principal alternativa para quem quer substituir a farinha de trigo. Isso acontece porque ela é eficaz quando o assunto é o espessamento da massa, deixando bem parecido à tradicional.
A versão com arroz integral pode ser ainda melhor, já que oferece mais nutrientes para o organismo, como fibras e vitaminas do complexo B. E não é só isso: ela possui 4 ou 5 vezes menos gorduras totais que a farinha de trigo.
Com um teor de gordura bem baixo, essa é outra opção que você pode adotar. Como não tem glúten, ela pode ser uma ótima saída para quem tem restrição ou alguma intolerância. Vale lembrar que também é rica em proteínas e vitamina E, o que ajuda no desenvolvimento muscular e, de quebra, inibe a ação dos radicais livres.
Essa é outra opção interessante, já que a biomassa de banana verde tem um amido resistente. Ela passa direto pelo intestino delgado e chega ao intestino grosso, onde passa por uma digestão um pouco diferente.
Quando as bactérias digerem esse amido mais resistente, produzem boas substâncias para o organismo, ajudando na manutenção da flora intestinal e do corpo de uma maneira geral. Além disso, fica mais fácil controlar o colesterol.
Quem não gosta da mandioquinha? Ela é um verdadeiro sucesso e pode ser um ótimo substituto. Conhecida também como batata-baroa, essa opção é rica em cálcio, ferro, potássio e betacaroteno. Tudo isso sem contar que a produção de pães pode ficar com um sabor ainda mais especial!
Conhecida por mourisco, esse tipo de farinha de trigo é cheio de ferro, magnésio e rutina. O resultado disso é uma alimentação mais saudável, já que aumenta a quantidade dos flavonoides e promove uma melhor condição de saúde.
Extraída da polpa da fruta, essa farinha é rica em fibras, ajudando no funcionamento do intestino e no controle do colesterol. Para completar, ainda ajuda no controle da glicose — que é outra vantagem relevante. E tem mais: o gostinho de coco ao fundo pode ser uma ótima alternativa!
Essa é uma alternativa comum: o fubá (ou a farinha de milho). Rico em betacaroteno e vitaminas do complexo B, consegue garantir um funcionamento melhor do organismo. Para você ter noção, ela tem o dobro de fibras que a farinha de trigo.
Depois de conhecer essas alternativas para substituir a farinha de trigo, não deixe de investir em opções nesse sentido. Para acompanhar outras dicas que possam potencializar o seu mercado e saber as tendências de sua área de atuação, não deixe de seguir a Nova Safra no Facebook e no YouTube.
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…