A farinha branca é um dos ingredientes mais usados no dia a dia dos brasileiros, afinal, está presente em alimentos como pães, bolos, massas, pizzas, biscoitos e bolachas. O problema é que a principal matéria-prima de todas estas delícias traz alguns riscos à saúde, como compulsão alimentar e tendência à obesidade.
Esse tipo de farinha é pobre nutricionalmente e age como o açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue, dentre outros malefícios. A boa notícia é que já existem opções como as farinhas de castanha e amêndoas, que conseguem substituir a versão de trigo e ainda oferecem inúmeros benefícios à saúde.
Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre estas alternativas e como incluí-las nas receitas da sua rotina. Confira!
A amêndoa faz parte da família das oleaginosas e entre suas principais características nutricionais podemos destacar alta dose de ácido fólico, excelente fonte de vitamina E e fibras.
O consumo frequente da amêndoa contribui para o bom funcionamento do sistema cardiovascular, ajuda a diminuir o colesterol ruim e ainda age como um poderoso antioxidante.
Para aqueles que estão em busca de ingredientes funcionais, a farinha de amêndoas é uma excelente aliada, pois ela também ajuda na queima de gorduras ruins e, além disso, é perfeita para receitas low carb — aquelas voltadas para o baixo consumo de carboidratos.
Assim como a amêndoa, a castanha de caju é outra fonte de saúde que ajuda a manter o sistema cardiovascular, atua no controle da pressão arterial, auxilia o sistema digestivo, além de ser uma fonte de vitaminas e minerais como magnésio, fósforo e zinco.
Todos eles são essenciais para a manutenção de um corpo saudável, pois são importantes para os ossos, ajudam a fortalecer as defesas do organismo, entre muitos outros benefícios.
Assim como a farinha de amêndoas, a versão feita com castanha de caju é facilmente encontrada nos dias de hoje e pode ser usada em variadas receitas, desde as mais tradicionais, como pães e bolos, até preparos mais específicos voltados para dietas restritas, como as veganas e paleolíticas.
A farinha de amêndoas é superversátil e pode ser usada no preparo de bolos tradicionais, muffins, biscoitos, cupcakes e até mesmo para empanar determinadas receitas, substituindo a farinha de rosca. Uma dica para manter a qualidade dessa farinha é armazená-la em um recipiente que fique bem fechado, para que não haja o risco de oxidação.
Assim como a farinha de amêndoas, a versão feita com castanha de caju não contém glúten, é perfeita para dietas veganas e low carb, e funciona muito bem para empanar alimentos, no preparo de pães, panquecas e bolos, para incrementar saladas, iogurtes e molhos.
E você, já conhecia todos os benefícios nutricionais das farinhas de castanha e amêndoas e sabia como usá-las? Não deixe de experimentar a variedade de farinhas Nova Safra e incluí-las a partir de agora nas receitas do seu dia a dia. Basta ter criatividade!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…