Por ser um produto amado por todos e relativamente simples para se trabalhar, é muito comum que diversas pessoas invistam na produção de chocolates durante a páscoa, principalmente em ovos. Como o retorno financeiro costuma ser atraente, surge a ideia de continuar com o empreendimento.
É nesse momento que vem a questão: “será que conseguirei um bom rendimento no restante do ano também?”. Antes de tudo, tenha em mente que chocolate é uma paixão mundial. Então, existe consumidores para qualquer época do ano.
Quer saber como alcançar esse mercado? Nós iremos lhe ajudar.
Embora já tenha decidido focar no chocolate, é importante ser mais especifico. Na páscoa, você concentrou suas atividades em produzir ovos de chocolate, pesquisou quais seriam as tendências (ovos trufados, ovos de colher, personagens da moda etc) e conquistou sua clientela. No restante do ano, isso também será decisivo.
Determinado seu leque de produtos, pode trabalhar para se tornar referência na produção e/ou comercialização desses itens especificamente. Oferecendo bombons e trufas, por exemplo, poderá se empenhar em buscar os sabores que têm mais saída, tamanhos e preços praticados pelo mercado. Basicamente, atender às preferências dos seus clientes em relação a bombons e trufas.
Depois de estabelecida a variedade, seja criativo e crie um diferencial. Explore as possibilidades: sabores, cores e formatos. Lembre-se que ao oferecer um doce positivamente incomum, se destacará dos concorrentes.
O chocolate tem público fiel e grande mercado antes e depois da páscoa. Sua guloseima, então, precisa sobressair-se em relação aos outros. Para isso, pense fora da caixa! Por exemplo, não vemos muitos tacos de chocolate por aí.
A decisão pode até ser simples, como uma nova forma de servir apenas. Veja o exemplo do brigadeiro de colher: uma receita tradicional que teve uma repaginada na apresentação e no jeito de ser consumido, fazendo com que alcançasse mais sucesso ainda.
A embalagem merece tanta atenção quanto o chocolate. Em primeiro lugar, por uma questão de higiene. Ninguém compra um produto mal embalado, principalmente do gênero alimentício. Uma boa apresentação garante a impressão de cuidado e assepsia.
Em segundo lugar, pelo quesito apresentação mesmo. Embalagens criativas, bonitas e feitas com cuidado despertam o interesse. Conquistam novos clientes e expandem o negócio.
Fique atento ao processo de escolha dos fornecedores. Tente balancear os quesitos preço e qualidade, prezando sempre pela excelência da sua produção.
Agora, se você é autônomo ou possui um negócio individual de pequeno porte, acompanhe ou supervisione as compras de ingredientes e procure lojas especializadas. Converse com os vendedores e outros produtores de doces para se informar e escolher os melhores materiais dentro do orçamento disponível.
Não se assuste com os primeiros “nãos”. Pesquise seu público-alvo e tente alcançá-lo aos poucos. Ao receber criticas e sugestões, use-as como base para mudanças, seja em relação a receitas, embalagens, preços, local de venda ou qualquer outro ponto da atuação da empresa.
Por fim, não fique na zona de conforto. Mesmo que você tenha conquistado uma boa clientela durante a páscoa, procure aprimorar suas técnicas. Faça cursos de confeitaria, manipulação de alimentos, gestão e empreendedorismo. Almeje a excelência em todos os setores.
Ficou animado e quer continuar explorando esse mercado? Então, não deixe de conferir 12 dicas para trabalhar com chocolate. Bom trabalho!