A forma de consumo passou por mudanças em virtude da pandemia do novo coronavírus. A oferta de pratos e alimentos por delivery aumenta a cada dia, sendo uma grande oportunidade para iniciar negócios, principalmente a venda de marmitas.
Esse segmento é um dos que mais crescem no mercado. No entanto, se você quer iniciar um negócio nesse ramo, é essencial conhecer todos os passos antes de começar a preparar as refeições.
Selecionamos 9 dicas essenciais para quem quer apostar na venda de marmitas e obter sucesso. Continue a leitura e saiba mais!
A venda de marmitas deve ser pensada para ocorrer em um local com grande circulação de pessoas. É pouco provável que você tenha sucesso em um lugar de difícil acesso, por isso, é essencial planejar o local de trabalho antes de começar o seu negócio.
Caso tenha capital para investir, você pode optar pela locação de um espaço para a produção das marmitas. Se esse não for o caso, comece na cozinha de casa mesmo, do jeito que for possível. O importante é dar o primeiro passo!
Isso não significa copiar o cardápio e os preços dos seus principais concorrentes, mas é preciso atentar para algumas características do serviço prestado por eles.
Como é a embalagem dos seus concorrentes? Eles fazem somente entrega ou também permitem a retirada das marmitas no local de produção? Trabalham com algum programa de fidelidade? Quais são as formas de pagamento? Todas essas informações vão ajudar você a montar o seu negócio e a pensar em diferenciais.
Pode ser um suco ou uma sobremesa de cortesia: ofereça algo que faça seus clientes se lembrarem de você e da sua marca. Você também pode comprar ímãs de geladeira com seu contato. É uma forma de o consumidor sempre se lembrar de você quando precisar.
Planejar o cardápio e oferecer diversidade aos clientes é, sem dúvida, um passo fundamental para quem quer apostar na venda de marmitas. Afinal, o menu precisa ser algo adequado ao seu público-alvo. Caso deseje focar nos pratos executivos ou nas refeições tradicionais, por exemplo, crie um cardápio saboroso e simples, que agrade os consumidores.
Alguns ingredientes e preparações que são fundamentais para a montagem da sua marmita são:
No entanto, caso o foco do seu negócio seja a venda de marmitas para um público específico, como refeições low carb ou saudáveis, monte um menu variado e adequado, que proporcione opções para agradar os mais variados paladares.
Se você quer ser um dos grandes nomes de destaques da venda de marmitas, não dá para fugir: usar ingredientes de qualidade é essencial e influencia diretamente na comida. Logo, não adianta oferecer uma macarronada, por exemplo, se o molho de tomate utilizado é de péssima qualidade.
Pesquise locais que vendem matérias-primas no atacado com preços justos e compre bons produtos para o seu restaurante. Ao oferecer o melhor para os clientes, é possível agregar valor à sua marca e os consumidores passam a confiar em você, optando sempre pelo seu estabelecimento.
Para começar a venda de marmitas, você vai precisar de alguns equipamentos. Os empresários do setor recomendam o uso de, pelo menos, dois telefones celulares e WhatsApp para receber pedidos.
Além disso, é importante organizar as entregas e, é claro, manter a higiene. Lembre-se: detalhes simples mudarão tudo sobre o atendimento ao cliente, portanto, certifique-se de ter todos os requisitos para tornar as vendas mais lucrativas do que você pensa.
Ao contratar um colaborador para realizar a entrega (motocicleta ou bicicleta), certifique-se de que a pessoa é confiável e trabalha rapidamente. Além disso, preste atenção nos temperos, tente fornecer alimentos frescos e monte a marmita com capricho.
Saber quanto as suas refeições valem é muito importante para ter uma estimativa de lucro. Isso quer dizer que precificar corretamente as preparações é uma garantia de ter um bom dinheiro no fim do mês.
Assim, escolha uma quantidade unitária de ingredientes, como 1 kg de carne, um pacote de feijão e de arroz, por exemplo, e veja quantas marmitas você prepara com esses alimentos. Após isso, divida o valor gasto na compra dos produtos pelo número de refeições feitas por eles.
Depois, é necessário acrescentar cerca de 30% em cada marmita referente ao gasto com gás, temperos, óleos, luz, equipamentos, embalagens etc. Após realizar todos os cálculos, insira uma margem de 40% de lucro, que pode variar de acordo com o valor gasto com os ingredientes.
A divulgação do seu novo negócio é fundamental para os clientes começarem a conhecer a sua marca. Assim que tudo estiver pronto, comece a mostrar ao público que você existe. Hoje em dia, as redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgar sua venda de marmitas e interagir rapidamente com os clientes. Por meio delas, você pode receber pedidos e fazer com que novos clientes conheçam o seu negócio.
Com a correria do dia a dia e o isolamento social causado pelo novo Coronavírus, investir em aplicativos de entrega é fundamental para quem quer alavancar as vendas. Atualmente, existem várias opções, como Rappi, Uber Eats, Ifood, entre outros.
Por meio deles, é possível atingir um público maior, fazendo que você se destaque no mercado de marmitas. Essa forma de negócio gera um ótimo retorno financeiro e o investimento se dá na própria estrutura da produção. Portanto, considere essa alternativa e implemente já em seu restaurante!
Agora que você já sabe como empreender com a venda de marmitas, lembre-se de colocar as nossas dicas em prática para ter sucesso com o seu negócio. Além disso, no momento de preparar as refeições, use ingredientes de qualidade e ofereça um cardápio variado para os clientes.
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