Será que vale a pena ter pães congelados na sua hamburgueria? Saiba aqui

6 minutos para ler

Se você tem uma hamburgueria deve viver às voltas com o dilema de comprar pães suficientes para ter em estoque, mas vez por outra, ver o estoque estragar. Neste sentido, fica a pergunta: vale a pena ter pães congelados no seu negócio?

Este texto vai responder essa pergunta e acabar com o desperdício. Vamos explicar como funciona o processo de congelamento e descongelamento do produto, se ele conserva suas características ou se deixa o produto murcho ou duro após o descongelamento. Também vamos falar ainda do custo-benefício da compra.

Cansado de ver seu estoque ir para o lixo, mas sem querer arriscar a qualidade da sua hamburgueria? Então continue a leitura e saiba se pães congelados funcionam ou não no seu empreendimento.

Como funciona o pão convencional da hamburgueria?

Quem trabalha servindo lanches vive eternamente na corda bamba ao comprar ou produzir pães de hambúrguer. Isso porque o item, em geral, dura de três a cinco dias depois de aberto ou produzido.

Ele pode até ter sua vida útil prolongada com a colocação do pão na geladeira sob uma temperatura mais baixa para evitar que se estrague, mas isso gera risco de ressecamento do alimento.

Mesmo com esse sistema, o estoque vive em constante ameaça, já que pode faltar a qualquer momento ou estragar, implicando no funcionamento do negócio.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como se dá o processo dos pães congelados?

Umas das soluções para tentar equilibrar esse problema é a compra e o uso de pães congelados para produzir lanches em larga escala. Dependendo do tamanho do seu negócio e da saída dos seus produtos, você pode fazer a compra dos pães congelados, mas ainda crus ou com o item já assado.

Se optar por comprá-los congelados e crus, você terá um prazo de validade de até 180 dias, mas terá a tarefa de assar os pães quando precisar usá-los.

A vantagem desse sistema é ter um pão realmente fresquinho, literalmente saído do forno. A desvantagem é ter que lidar com mais um processo de produção do lanche, mas dependendo da sua proposta de venda, pode valer à pena.

Veja como funciona o descongelamento e processo de assar nesses casos:

  • retire a massa congelada do local de armazenamento;
  • coloque em uma forma para descongelar;
  • deixe a massa crescer;
  • coloque no forno na temperatura indicada;
  • retire quando estiver pronto.

Já no caso da compra do pão congelado e assado, esse processo é encurtado, você ganha mais tempo para o seu negócio e a qualidade do sabor e do aspecto do pão também são garantidos.

Os pães são padronizados no tamanho e no peso, e têm prazo de validade de 120 dias no freezer. Após serem descongelados, eles ainda duram 10 dias em temperatura ambiente e não devem voltar a ser congelados despois de serem descongelados.

Veja como funciona o descongelamento e processo de assar nesses casos:

  • retire o pão da embalagem, coloque em uma forma para descongelar em temperatura ambiente;
  • coloque no forno na temperatura indicada na embalagem do produto;
  • tenha cuidado para não torrar o pão ou apenas descongelá-lo;
  • retire quando estiver pronto.

O resultado do uso desse tipo de produto é garantido quanto à qualidade, sabor e aspecto do pão, sem qualquer prejuízo na hora de servir na sua hamburgueria. Eles não ficam murchos ou duros e têm aquele cheirinho de pão que acabou de sair do forno.

Você só precisará selar o pão do hambúrguer, como faria com o pão convencional, e ele terá a mesma textura e que o pão feito na hora.

Como levar qualidade e lucratividade para o seu negócio?

O uso de pães congelados pode ser uma ótima solução para sua hamburgueria manter a qualidade do produto servido e, inclusive, aumentar a lucratividade do empreendimento. Veja alguns aspectos que podem ser melhorados no seu negócio.

Otimização da logística

Ao usar pão congelado, você não precisará se preocupar em comprar pães constantemente, uma vez que seu estoque vai ter a vida útil aumentada de dias para meses. Fique apenas atento com o controle das datas para não se perder, já que o tempo é mais longo.

Otimização de tempo e de produção

O pão congelado otimiza o tempo do seu negócio e garante a qualidade do produto. Basta apenas que você retire o pão no tempo certo, asse e sirva-o fresquinho com o seu hambúrguer.

Fim do desperdício do estoque

O recurso do pão congelado para hamburgueria é a garantia de que você nunca mais precisará jogar o item fora por ter estragado, terá sempre pão de qualidade disponível para o seu cliente e vai aumentar sua margem de lucro com fim do desperdício. Mesmo para os dias de pouco movimento, os pães congelados, que não foram usados, ainda podem ser usados no dia seguinte, pois têm durabilidade maior.

Armazene os pães em um só lugar

Para evitar problemas com o esquecimento da data de validade dos pães congelados — já que o prazo é maior —, assim que eles chegarem, acomode-os em freezers, de acordo com a temperatura de conservação indicada na embalagem do produto. Separe um freezer de armazenamento apenas para os pães. Isso ajuda na organização do estoque, na verificação da validade dos pacotes e uso prioritário do item com menor validade, o que evita a contaminação e cumpre as exigências da Vigilância Sanitária.

Como vimos, pães congelados podem ser uma ótima solução para hamburguerias. Eles acabam com o drama dos pães que estragam no estoque por terem baixo prazo de validade, com desperdício de dinheiro e com o fantasma da falta do item em um dia de alta demanda.

Pães congelados precisam apenas ser retirados com tempo para serem descongelados, assados e mantém o aspecto fresco, bonito e com massa macia, além do cheirinho de pão assado na hora. O item assado e congelado dura até 120 dias e, mesmo depois de descongelado, tem vida útil maior do que o pão convencional. Ou seja, é a solução perfeita para o seu negócio.

Agora que você já sabe tudo sobre o uso de pães congelados em hamburgueria, que tal entrar em contato com a Nova Safra e conhecer algumas marcas congeladas à disposição no mercado?

Você também pode gostar

Deixe um comentário