Hamburgueria no Instagram: 6 dicas para divulgar o seu negócio

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Já não é uma novidade que vivemos uma era em que todos estão hiperconectados. A qualquer momento e de qualquer lugar, é possível ter acesso a um sem-número de informações na palma da mão por meio de tablets e de smartphones, por exemplo.

Justamente por isso, atualmente, é mais importante do que nunca que as empresas trabalhem a sua presença digital, fazendo uso das redes sociais como ferramentas para estabelecer uma interação maior com o público-alvo, divulgar os produtos e/ou serviços oferecidos e, consequentemente, atingir melhores resultados em vendas.

A verdade é que as mídias do universo digital, de modo geral, oportunizam uma expressiva ampliação do seu alcance e cada uma delas tem as suas peculiaridades quando o assunto envolve a divulgação de um estabelecimento.

No entanto, neste post, nós trouxemos especificamente 6 dicas certeiras para publicizar a sua hamburgueria no Instagram. Continue a leitura e fique por dentro!

1. Capriche nas fotos publicadas

Embora, cada vez mais, a rede venha valorizando outros conteúdos, a realidade é que o Instagram é principalmente visual. Sendo assim, a dica de ouro que abrirá a nossa lista é: invista na qualidade das fotos que serão publicadas.

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Acredite: especialmente em se tratando de comida, esse é um ponto-chave para agradar aos clientes e potenciais consumidores. Nesse sentido, inclusive, uma excelente prática é prezar sempre pela nitidez e pela originalidade. Além disso, é conveniente que você esteja atento ao tamanho das imagens que serão postadas porque o Instagram tende a dimensionar aquelas que não apresentam o padrão a ser observado.

No entanto, não se preocupe caso você ainda esteja dando os primeiros passos e não disponha de capital para investir, por exemplo, em uma câmera profissional. Hoje em dia, a maior parte dos smartphones cumpre muito bem esse papel, disponibilizando funções suficientes para deixar os seus lanches bem atrativos e com aquela aparência de dar água na boca. Então, preocupe-se apenas em fotografá-los em bons cenários, com uma iluminação bacana e dando um destaque maior àqueles detalhes que o ajudarão a criar uma identidade única para a sua hamburgueria.

2. Utilize hashtags nas postagens da hamburgueria no Instagram

Nas redes sociais, as hashtags são grandes aliadas porque funcionam como uma espécie de “filtro”, de modo que, ao utilizar as tags certas, você fará com que as suas publicações tenham um maior alcance e ajudará a direcionar potenciais novos clientes ao seu perfil. Basicamente, é por meio das hashtags que as pessoas acabam encontrando os posts pela plataforma.

Então, dê preferência a opções que estejam em alta, porém sempre mantendo a coerência. Ou seja, elas devem ter relação com a sua publicação e com a sua hamburgueria. Uma boa pedida ao postar fotos dos sanduíches, por exemplo, é inserir: #delivery — caso você atue com a entrega de pedidos em domicílio —; #omelhorhamburguer; #deliverydehamburguer; #hamburguerefritas e variações. Outra opção interessante caso você também trabalhe com sobremesas, como sorvete, é utilizar: #icecream; #sobremesa; #sorvete etc.

3. Faça lives mostrando os bastidores do local

Já imaginou como seria um grande diferencial da sua hamburgueria mostrar os bastidores da preparação dos lanches para os clientes por meio de lives? Além de ser uma oportunidade incrível de promover uma interação maior com o seu público, é também uma iniciativa inteligente para demonstrar como o seu estabelecimento se preocupa com determinadas questões, como a higiene, a disposição caprichada do lanche na embalagem, a montagem dos sanduíches etc.

Outra opção igualmente válida é fazer lives em dias específicos — previamente anunciados — para compartilhar uma receita especial preparada pelo chef, a decoração do local para a realização de um evento ou para uma data comemorativa, como o Natal, ou até o recebimento de mercadorias, como a parte de hortifrutis.

Por mais simples que possa parecer, isso gera nos clientes a sensação de proximidade e “estreita os laços”, tornando a sua hamburgueria a alternativa preferida não apenas pela excelência no atendimento e pelos ótimos pratos oferecidos, mas também pelo carinho que o público acaba por desenvolver pelo estabelecimento.

4. Opte por conteúdos interativos

Dia após dia, as propagandas convencionais vêm perdendo um pouco mais do seu espaço. Hoje, o Inbound Marketing está em alta, funcionando como um recurso bem mais moderno e que tem como proposta a entrega de conteúdos realmente relevantes para o público. A ideia é apostar em posts personalizados e deixar de lado aquela abordagem mais “agressiva” que até pouco tempo as estratégias de marketing adotavam.

Tenha em mente que a melhor maneira de atrair potenciais clientes é por meio de publicações que tenham a ver com os interesses das pessoas que costumam frequentar o estabelecimento e que, é claro, tenham relação com a hamburgueria. Nesse sentido, pode ser legal, por exemplo, postar receitas rápidas de drinques que vão muito bem com um prato do seu cardápio ou de um molho específico que é bastante popular e procurado no seu negócio.

5. Mantenha a regularidade

Como dito no início deste artigo, atualmente, é fundamental trabalhar a presença digital — e isso vale para qualquer tipo de empreendimento, independentemente do segmento de atuação e do porte. No entanto, não pense que basta apenas criar um perfil para a hamburgueria e “bater ponto” na rede social a cada quinze dias, por exemplo.

Frequência é imprescindível, afinal, como diz um ditado popular: “quem não é visto não é lembrado”. Além disso, a regularidade das suas publicações pode fazer uma grande diferença no seu alcance. Inclusive, mais do que buscar fazer postagens todos os dias, é conveniente ter atenção à “movimentação” da plataforma para identificar quais são os melhores horários para marcar presença por lá. Ser estratégico nesse sentido gerará um engajamento bem mais significativo.

6. Mensure os seus resultados

Tão importante quanto colocar essas dicas em prática é mensurar os resultados atingidos por meio de todas essas ações e, assim, ter a oportunidade de fazer quaisquer reajustes que se mostrem necessários. Uma boa forma de acompanhar o (in)sucesso das táticas utilizadas é monitorando, por exemplo, as impressões, o número de curtidas, a quantidade de visualizações, os comentários etc.

Dessa forma, além de checar se o seu retorno tem sido positivo ou negativo, você tem a chance de conhecer melhor o seu público-alvo e os seus interesses. Assim, torna-se cada vez mais fácil tomar boas decisões no momento de divulgar o seu estabelecimento na plataforma.

Como você pôde ver, trabalhar a presença da sua hamburgueria no Instagram é fundamental para melhorar o seu alcance, gerar uma interação maior com os clientes e potenciais consumidores e, consequentemente, elevar o seu número de vendas, impactando positivamente o seu faturamento. No entanto, faz-se necessário utilizar a rede de maneira estratégica e bem pensada, seguindo boas práticas que o ajudarão na publicização do seu negócio e que efetivamente trarão resultados, como as que listamos neste conteúdo.

E aí? Este artigo foi útil? Então, aproveite a visita ao nosso blog e confira também como elaborar um bom cardápio para a sua hamburgueria e quais são os cuidados a serem tomados!

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