6 melhores conteúdos para as redes sociais da sua sorveteria

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É incontestável que as mídias sociais provocaram uma verdadeira revolução na forma como os empreendimentos — independentemente do porte ou do segmento — lidam com o seu público. Há, hoje em dia, um canal gratuito e direto para estabelecer e estreitar as relações com os clientes e os leads em potencial.

No entanto, é fundamental que esses negócios interessados em ampliar o seu alcance saibam trabalhar estrategicamente a sua presença digital. Afinal, fazê-lo não se limita a criar diversos perfis em variadas plataformas — é fundamental que exista todo um trabalho bem pensado por trás da elaboração e da publicação de conteúdos para redes sociais.

Justamente em razão da relevância dessa temática, nós reunimos, neste post, 6 sugestões incríveis de publicações que o ajudarão a melhorar o engajamento e a atrair mais consumidores para a sua sorveteria. Continue a leitura das próximas linhas, fique por dentro das táticas mais certeiras e coloque-as em prática já!

1. Publique listas com curiosidades e fazendo uso do bom humor

A maior parte das pessoas adora conferir pequenas listas que tragam curiosidades com uma linguagem bem-humorada. Sendo assim, uma excelente pedida é apostar em posts que tragam rankings nos títulos, porém, mantendo a coerência — ou seja, a temática deve ter alguma relação com o seu negócio e/ou com os produtos/serviços que você comercializa.

No caso de sorveterias, por exemplo, você pode elaborar listas com “Os 10 sabores de sorvete mais consumidos” ou “Os 8 sabores mais inusitados ou estranhos comercializados no mundo”. Apenas vale ter em mente que, nesse tipo de publicação, é conveniente oferecer pontos de vista diferentes acerca de um mesmo tópico, mas com uma conclusão mais breve.

Isso permitirá que a leitura seja rápida, porém abrangente, o que é o mais adequado em termos de conteúdos para redes sociais.

2. Poste imagens dos seus produtos

Você sabia que, conforme um levantamento feito pela MDG Advertising, as publicações que contêm fotos/imagens têm 94% mais visualizações? Pois é! Isso apenas reforça que, sem dúvida alguma, as imagens devem estar no topo das suas táticas de marketing para as mídias sociais.

Contudo, lembre-se de que é fundamental prezar tanto a nitidez quanto a originalidade, certo?! A qualidade, principalmente quando se trata de comida, é um ponto-chave para agradar aos seguidores dos perfis da sua sorveteria.

Apenas não se preocupe caso você ainda esteja começando o seu negócio e não disponha de capital suficiente, por exemplo, para investir em uma máquina fotográfica profissional. Hoje em dia, os smartphones cumprem muito bem esse papel e, em um primeiro momento, a câmera é perfeitamente dispensável. Basta, então, que você esteja atento à iluminação, ao cenário que será utilizado e à importância de dar mais destaque àqueles pontos que o auxiliarão na criação da identidade do seu estabelecimento.

3. Use GIFs nos conteúdos para redes sociais

Outra boa aposta é inserir GIFs nas suas publicações, afinal, essas animações — embora sejam “clássicas” —, são poderosíssimas aliadas para melhorar o posicionamento do seu negócio, elevando o engajamento. Além disso, sejamos sinceros: todo mundo gosta e, geralmente, dá boas risadas dos GIFs, e poucas pessoas têm tempo para, por exemplo, assistir a vídeos, mesmo que de dois ou três minutos.

4. Brinque com os memes

Outra forma de interação bastante divertida são os memes, que já não deixam dúvidas: vieram para ficar. Até porque eles não apenas funcionam para gerar uma simpatia por parte do público-alvo com a empresa, mas também para gerar mais tráfego. Inclusive, os próprios usuários das redes amam compartilhá-los, então, essa é uma ótima pedida.

Na verdade, a publicização com o emprego de memes já tem uma nomenclatura própria: memejacking, ou, em termos simples, “marketing com memes”. Nesse tipo de estratégia, um empreendimento faz uso desses recursos para divulgar a sua própria marca e os seus produtos.

No entanto, lembre-se de ser cauteloso quanto à escolha, evitando fazer uso de opções que sejam associadas a posicionamentos políticos, a ideologias polêmicas etc. É imprescindível manter em mente que os perfis da sua sorveteria nas redes sociais não devem se confundir com os seus pessoais, logo, não convém expressar juízos de valor por meio dessas ferramentas.

5. Aposte em lives para mostrar os bastidores do seu negócio

Já imaginou utilizar as lives para compartilhar com o seu público, por exemplo, o passo a passo da preparação de um determinado sabor de sorvete? Ou, de repente, para anunciar — e demonstrar — a receita de uma nova opção que será acrescentada ao seu cardápio?

Além de essa ser uma oportunidade excelente para gerar uma interatividade maior com os clientes e potenciais leads, é também uma iniciativa inteligente de demonstrar o quanto o seu estabelecimento se preocupa com determinadas questões, como a higiene. Por mais simples que essa ação possa parecer em um primeiro momento, ela tem o potencial de gerar nas pessoas uma sensação de maior “proximidade”, estreitando os laços.

Assim, a sua sorveteria tem mais chances de se tornar a alternativa preferida não apenas pelo ótimo atendimento oferecido e pelos excelentes sorvetes comercializados, mas também pelo carinho que os consumidores acabam por nutrir pelo estabelecimento. Acredite: essa é uma dica de ouro!

6. Tenha um planejamento

Por fim, mas de modo algum menos importante, é fundamental haver um bom planejamento por trás de todas as ações listadas neste artigo. Isso quer dizer que, antes de tudo, é essencial que você conheça o seu público-alvo a fundo, pois isso elevará as chances de manter uma comunicação mais eficiente, com uma linguagem mais adequada e publicações mais bem segmentadas.

Além disso, é necessário estabelecer quais são as suas metas — por exemplo, alcançar um crescimento de 50% no número de seguidores no Instagram no período de seis meses. Varie também o formato das postagens — tendo atenção especial àquelas que geraram mais interação —, elabore um calendário editorial que assegure a regularidade das suas publicações etc.

Ademais, não deixe de também mensurar os resultados do que foi colocado em prática, de modo que seja viável verificar o que está gerando retornos positivos e o que pode ser reajustado. Afinal, as tendências estão em constante mudança e o que está em alta hoje não necessariamente permanecerá nos próximos dias.

Como visto, o uso das mídias e o estabelecimento de uma estratégia bem pensada em termos de publicação de conteúdos para redes sociais podem fazer toda a diferença nos resultados da sua sorveteria. Afinal, não é uma novidade que vivemos uma era em que todos estão hiperconectados e, mais do que manter uma boa presença digital, é imprescindível saber traçar táticas inteligentes para elevar o seu alcance de público e impactar positivamente o seu faturamento.

E aí, este post foi útil? Então, aproveite a visita ao blog para conferir também as tendências do mercado de sorvete e não se permitir ser deixado para trás pela concorrência!

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