Dicionário gourmet: 4 termos e técnicas que você precisa conhecer

3 minutos para ler

Quem trabalha com a gastronomia já se acostumou com o dicionário gourmet, algo muito comum nessa área de atuação. Na verdade, graças à popularidade dos programas de televisão relacionados ao tema, vários dos termos são conhecidos pelas pessoas.

O termo gourmet é o nome dado a um tipo de culinária que designa um prato, uma preparação ou um ingrediente mais refinado. Essa expressão se associa a uma ideia de alta cozinha, o que engloba cultura e arte culinária. Seja para aperfeiçoar o trabalho, seja para dominar os livros e as receitas, é muito importante conhecer o nome e o significado de cada conceito.

Quer saber mais sobre o dicionário gourmet? Então, continue a leitura deste post!

1. Infusão

Na infusão, é necessário deixar um ingrediente de molho em um líquido quente para extrair o sabor e o aroma. Esse processo, quando benfeito, consegue transformar qualquer preparação. Você pode, por exemplo, misturar um dos líquidos que esteja preparando com algumas ervas, o que transforma o sabor.

Para ter um resultado melhor, não é necessário que as especiarias, raspas ou ervas estejam em infusão na água, como ocorre no chá. É possível colocá-las no leite e usar em cupcakes e bolos, por exemplo.

2. Glaçagem

Você já ouviu falar em bolo glaçado? De maneira geral, o processo de glaçagem resulta em coberturas espelhadas, que podem ser de diferentes cores, mas lembre-se de não confundir com o glaceado, que é um tipo de cobertura feita com glacê.

A base da glaçagem leva gelatina, água, açúcar e glucose, que proporciona um lindo efeito de espelho. Você também pode colocar chocolate, leite condensado e alguns itens decorativos, como glitter comestível e corantes. O importante é usar a criatividade para aplicar essa técnica da melhor maneira possível.

3. Bechamel

O bechamel é um molho branco, feito por meio do cozimento da manteiga com farinha de trigo, diluindo essa mistura no leite. Após o cozimento, você pode temperá-lo com pimenta do reino e noz-moscada.

A cor do molho deve ser clara, com uma aparência de creme e sem o gosto de farinha de trigo crua. Para que a preparação fique perfeita, é muito importante cozinhar bem a farinha de trigo na manteiga antes de colocar o leite.

4. Praliné

O praliné é um tipo de crocante que é usado em diferentes receitas, como na decoração de bolos, tortas, sorvetes e ovos de páscoa. Apesar de parecer difícil por causa do nome, essa preparação é fácil de ser feita, levando apenas açúcar e castanhas.

As mais usadas são amendoim, nozes, avelãs e amêndoas, e é possível utilizá-las quebradas ou inteiras. Uma alternativa é colocar outros ingredientes, como leite ou creme de leite, sendo uma preparação versátil e que varia conforme a receita do chefe.

Como vimos, existem vários termos técnicos do dicionário gourmet que são muito importantes para quem trabalha com a área da gastronomia ou confeitaria. Não deixe de estudá-los para se destacar ainda mais no mercado de doces e salgados.

Gostou de conhecer alguns termos do dicionário gourmet e quer receber conteúdos relacionados à gastronomia? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário