Como tirar foto de comida e aumentar as vendas? Confira nossas 7 dicas

6 minutos para ler

Quem já tentou fotografar pratos sabe que a tarefa pode ser um tanto frustrante: você testa vários ângulos e, ainda assim, a imagem não fica bonita. Mas saber como tirar foto de comida é fundamental para quem pretende investir no ramo alimentício e se sair bem nas vendas, principalmente com a divulgação do negócio no concorrido meio digital.

Pensando nisso, separamos quatro dicas simples de como tirar foto de comida para bombar suas estratégias de marketing online e deixar as pessoas do outro lado da tela com água na boca. Vamos lá?

Por que é importante caprichar nas fotos de comida?

Sabe quando você passa por um restaurante e sente um cheiro hipnotizante de comida boa sendo preparada na hora? E quando é possível experimentar amostras do produto antes de comprar?

Fatores como esses são alguns dos atrativos usados pelos estabelecimentos físicos que não atendem somente por delivery. Logo, é essencial usar esses recursos gustativos, olfativos e visuais para convencer novos clientes a consumirem no local. Já os pedidos online não conseguem usar essas técnicas.

Portanto, o melhor modo de atrair consumidores é apostar em fotos de comida de alta qualidade que mostram todos os detalhes do prato. Saiba que o seu negócio pode crescer graças à qualidade das imagens gastronômicas, fazendo com que o cliente perceba com clareza o seu diferencial.

Além disso, é mais convincente ver uma foto bonita de um hambúrguer suculento com queijo derretido, por exemplo, do que apenas escrever “hambúrguer suculento” na descrição, não é mesmo? A chance de a primeira opção ser a escolhida é expressiva!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como tirar foto de comida e aumentar as vendas?

Atualmente, não é necessário apostar em uma câmera profissional para ter fotos de comida de qualidade. Com a tecnologia, a câmera do próprio celular oferece ótimas imagens. Confira, a seguir, algumas dicas para tirar boas fotografias!

1. Fotografe os ingredientes mais frescos

Caso a casca de algum alimento esteja danificada, machucada ou enrugada, desconsidere-a da foto e escolha outro ingrediente. Isso pode parecer meio óbvio, mas é fácil de errar.

Como a foto deve ser tirada bem perto do alimento, as menores falhas podem ficar visíveis no clique. Portanto, prefira comprar os ingredientes mais frescos e, antes de começar o ensaio fotográfico, confira as preparações com o maior cuidado.

2. Tenha cuidado com a iluminação

Para que a foto fique perfeita, é importante ter o máximo de foco possível, e isso só acontece se o ambiente estiver bem iluminado. Fotografar o prato em um local escuro ou à noite não valoriza os ingredientes, deixando-os desfocados.

A dica é posicionar a comida perto de uma janela, já que a luz solar é difusa e ajuda a registrar imagens naturais, com cores realistas e vivas, sem o risco de sair aquele feixe amarelo presente nas lâmpadas.

Além disso, evite usar o flash, pois ele não traz resultados positivos no caso de alimentos. Esse recurso tira todas as texturas, os contornos e as cores da foto, o que diminui a qualidade da imagem.

3. Use adereços simples

Ao tirar a foto dos pratos para a venda, invista em diferentes tipos de guardanapos, tigelas e louças. Esses itens são muito úteis no momento de decorar a mesa que será retratada.

Mas lembre-se de escolher um utensílio que não tenha muito desenho, ok? A grande estrela deve ser a comida. Um prato simples com ingredientes crus como decoração, por exemplo, faz qualquer preparação se destacar.

4. Estabilize o celular

É muito importante prestar atenção para que as fotos não fiquem tremidas, com uma aparência estranha e borrada. Como é difícil segurar o celular com a mão bem firme, o mais indicado é usar um tripé ou até mesmo objetos para apoiar o smartphone. Assim, basta acionar o disparo automático para garantir uma imagem nítida.

Quanto melhor for a qualidade da fotografia, mais tentadora e saborosa será a comida. Essa é uma boa estratégia de venda, já que as pessoas começam a “comer” pelos olhos.

5. Encontre o melhor ângulo

Outra dica importante é pensar em qual parte do alimento você deseja destacar. Ao fotografar um hambúrguer, por exemplo, experimento cortá-lo ao meio e fotografe sua lateral, mostrando a suculência da carne e as diferentes texturas. Logo, deixe a comida ser vista como uma protagonista da foto.

Mas fique atento: fotografar pelas laterais não funciona para todos os tipos de alimentos. Frios e saladas saem melhor na fotografia se fotografados de cima. Assim, devem ser registrados de maneira objetiva e plana, para realçar a complexidade de arranjo da composição.

6. Defina a estética da fotografia

Se você deseja fotografar um prato que tenha um tom natural, é necessário ser mais despojado com a montagem da preparação — mas isso não quer dizer que o prato deve ficar de qualquer jeito.

Aqui, o objetivo é encontrar um cenário mais clean para tirar boas fotografias desse tipo de refeição, como uma floresta com árvores ou um jardim florido. Caso fotografe um doce diferente, como um bolo galáctico ou um milkshake de arco-íris, aposte em um fundo claro e organizado.

Para chamar a atenção da clientela, é importante buscar equilíbrio entre as cores e a precisão no contorno dos alimentos que compõem a foto, assim como é realizado em esculturas, desenhos e pinturas.

7. Fique atento aos utensílios e louças

Os utensílios usados para compor as fotos ajudam a trazer mais riqueza à fotografia. Assim, talheres, louças e toalhas podem harmonizar a imagem, auxiliando na identidade visual da sua marca.

Em relação às louças, é preciso dar prioridade a peças médicas e pequenas, que não roubem a cena. As de cerâmica são boas alternativas, já que refletem menos a luz e apresentam pouco brilho.

Contar histórias também faz muita diferença! E, na era digital, mandar bem na harmonização pode ser o que faltava para dar mais originalidade aos posts nas redes sociais.

Agora que você já conhece alguns truques de como tirar foto de comida, lembre-se de investir também em um bom equipamento de iluminação para conseguir mais qualidade nas imagens. Além disso, baixe aplicativos que tenham a função de ajustar contrastes, cores e outros detalhes para dar um toque mais profissional às fotografias.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam as melhores táticas para tirar foto de comida!

Você também pode gostar

Deixe um comentário