Confira 5 dicas para aumentar as vendas de sorvete!

6 minutos para ler

Sabemos que o período de verão é o ápice do consumo de sorvetes no Brasil, mas é importante que o sucesso de vendas se estenda também para os outros meses do ano e garanta uma boa reserva de dinheiro para o negócio.

Pensando nisso, este texto traz 5 dicas para você aumentar as vendas de sorvete no seu estabelecimento e garantir lucro em qualquer época do ano. Você vai aprender a trabalhar com diversidade de ingredientes e produtos de qualidade, elaborar um programa de fidelização de clientes e muito mais.

Continue a leitura deste post e garanta o sucesso do seu negócio o ano todo!

1. Trabalhe com produtos de qualidade

A qualidade dos sorvetes é requisito fundamental para que você conquiste e mantenha clientes que serão fiéis à sua marca. Com produtos de alta qualidade, os seus sorvetes serão destaque em meio à concorrência e sempre serão lembrados por serem bons e terem um sabor único, independentemente do preço.

Além do sorvete em si, tenha sempre à disposição acompanhamentos diversificados — como caldas (frias e quentes), balas, docinhos e outras guloseimas — e que representem novidade no mercado. Sorvete com calda de chocolate todo mundo vende, mas que tal um sorvete com calda de cappuccino? Ou uma taça servida em dezembro com pedacinhos de panetone, para já entrar no clima do Natal?

Tenha sempre novidades e qualidade na sua sorveteria, e os fregueses sempre vão dar aquela passadinha para conferir o que está rolando.

Não esqueça de trabalhar essas novidades com fotos e descrições interessantes nas redes sociais para ajudar a instigar o seu público-alvo.

2. Tenha atenção aos nichos em crescimento no mercado

Alguns nichos estão em evidência no mercado e você precisa ficar de olho neles. O açaí, por exemplo, é um produto que tem saída o ano inteiro, e não apenas no verão. Então, que tal começar a inseri-lo em seu estabelecimento para ver como ele se sai nas vendas?

Outro nicho bastante procurado hoje em dia é o de sorvetes mais naturais, com zero açúcar, zero lactose e os veganos. Com a preocupação cada vez maior da população com a saúde, as pessoas têm procurado esses tipos de sorvetes, e não é sempre que encontram. As sorveterias que se mostram interessadas em atender esse público conseguem alcançar excelentes resultados.

Estude a possibilidade de produzir esse tipo de sorvete, teste as receitas e assegure-se de que o produto ficará realmente saboroso. Não basta ser novidade: o sorvete tem que ser bom, repercutir junto ao seu público e atrair a freguesia.

Mais uma vez, não esqueça de divulgar cada novidade, cada sabor novo ou sobremesa voltada para determinado nicho.

3. Faça cursos para aperfeiçoar o conhecimento

Estar por dentro das novidades do mercado é um passo importante para aumentar as vendas de sorvete. Faça cursos com especialistas da área e aprenda técnicas novas sobre a produção de sorvetes.

Mesmo que você já tenha muitos anos de atuação no mercado, aperfeiçoar o que você já faz de bom é excelente para elevar ainda mais a qualidade dos produtos que você comercializa.

Já pensou em aprender receitas diferentes tendo o sorvete que você já produz como base? São muitas as possibilidades, e a clientela certamente vai querer experimentar.

4. Invista em promoções e programas de fidelidade para aumentar as vendas de sorvete

Todo mundo gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Então, que tal colocar um preço especial em um dia de semana? Como durante a semana o movimento não é tão bom quanto nos fins de semana, essa tática ajudará a levar a clientela ao consumo.

Uma promoção do tipo “leve 2 e pague 1” (funciona bem para os picolés) ou algum acompanhamento grátis em um dia específico também é interessante.

Outra possibilidade é criar programas de fidelidade, com um cartãozinho a ser completado (que pode ser feito em papel ou por meio eletrônico) com um número X de vezes para ser recompensado com uma rodada grátis de sorvete.

A tática costuma funcionar bem e ser válida inclusive nas épocas de baixa nas vendas, já que, para completar o cartão e ganhar o benefício, os clientes costumam ir ao estabelecimento independentemente da época do ano.

5. Venda sorvete até no inverno

Pode parecer impossível, mas dá para vender sorvete no inverno. Para isso, você precisa criar estratégias que envolvam o seu produto clássico e acompanhamentos que remetam ao quente, ao conforto que o frio inspira.

Comece investindo em sabores mais robustos, que combinem com o frio, como os derivados de chocolate. Ofereça ainda esses sabores especiais do inverno com acompanhamentos que funcionem na mesma linha: castanhas, cookies, pedaços de brownie e caldas quentes.

Outra possibilidade é expandir o seu cardápio para essa época do ano. Comece a vender petit gateau (que vai acompanhado de sorvete, seu produto principal), churros fritos (que também podem ser servidos com uma bola de sorvete) ou ainda o chamado sorvete frito.

Você também pode começar a servir bebidas frias e quente que tenham o sorvete em sua composição. Que tal um café batido com sorvete ou um chocolate quente com calda de sorvete? É quentinho, é gostoso, é novidade e vai atrair o público.

Procure investir em uma climatização mais quentinha e agradável para a sua sorveteria, para que mesmo tomando um sorvetinho com uma calda quente, seus clientes não se sintam desconfortável em um ambiente que costuma ser mais fresco.

Mais uma vez, a cada novidade implementada, procure divulgar bem nas redes socais e até lançar uma promoção com ela para que a clientela conheça, goste e comece a comprar.

Como vimos, aumentar as vendas de sorvete no seu negócio não é uma missão impossível. Em um mercado promissor, como o brasileiro, e que tem sol e dias quentes na maior época do ano, vender sorvete é apenas questão de estar conectado ao mercado e suas novidades.

Procure trabalhar com produtos de qualidade, tenha atenção aos nichos que estão em crescimento no mercado, faça cursos de aperfeiçoamento, realize promoções e invista em novidades quentinhas para a época do inverno, sem deixar o seu produto de lado. Com todas essas dicas, temos certeza de que suas vendas serão um sucesso

Agora que você já conferiu nossas dicas para aumentar as vendas de sorvete, que tal curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de outros temas?

Você também pode gostar

Deixe um comentário