Descubra como fazer uma análise da concorrência no seu negócio

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Você já ouviu falar em análise da concorrência? De forma simples, podemos conceituá-la como uma tática essencial no mercado e que pode ser colocada em prática de diversos modos, com o objetivo de identificar as fraquezas e as forças dos seus concorrentes.

A importância desse “estudo” reside na possibilidade de nortear as suas ações com base nesse conhecimento obtido, com a intenção de construir uma vantagem competitiva perante os demais atuantes no mesmo nicho.

Para gerar resultados efetivos, é importante que você adote determinadas práticas que possibilitarão uma análise da concorrência feita corretamente — uma espécie de passo a passo, digamos assim.

Considerando a relevância do tema e a importância de haver um ponto de partida, neste conteúdo, listamos das principais ações a serem tomadas para ter sucesso na análise da concorrência. Confira!

Determine quais são os objetivos da análise da concorrência

Inicialmente, você precisa identificar qual é o propósito da análise. Você quer avaliar os preços praticados por outra empresa do mesmo segmento? Está buscando conhecer as estratégias de marketing que os concorrentes do seu setor vêm empregando?

Saber o que efetivamente motiva essa ação vai torná-la bem mais eficiente, pois você pode direcionar o seu olhar ao ponto focal correto, ou seja, ao que você realmente quer avaliar.

Conheça os seus concorrentes diretos

Outro ponto fundamental em uma análise da concorrência é, obviamente, conhecer os seus concorrentes. Sem identificá-los, é impossível colocar em prática as demais ações. Comece se questionando sobre quantas companhias atuam comercializando os mesmos produtos ou prestando os mesmos serviços que o seu empreendimento.

Não se assuste se houver um grande número de empresas identificadas nessa etapa, pois isso não significa que todas elas deverão ser “estudadas” para a definição de uma estratégia acertada.

Enxugue esse número considerando determinados fatores, como a localização da companhia — esse elemento indica que, muito provavelmente, vocês compartilham o mesmo público. Esses empreendimentos, então, são verdadeiramente os seus concorrentes diretos.

Escolha os critérios que serão objetos de análise

Você já identificou a finalidade da sua análise da concorrência e os empreendimentos que, de fato, representam essa parcela de mercado — considerando o que é comercializado/prestado pela sua empresa. Agora é o momento de estabelecer quais critérios serão avaliados.

Vamos supor que você tenha optado por iniciar pelas estratégias de marketing empregadas por esses concorrentes, começando por avaliar a produção de conteúdos direcionados ao público e divulgados nos blogs. O que exatamente você pretende identificar quanto a esse aspecto? A frequência das postagens? O volume de tráfego?

Saber o que é relevante em cada ponto a ser avaliado na análise da concorrência é fundamental para tornar a ação mais precisa e eficaz. Sendo assim, não se esqueça também de identificar quais são os indicadores adequados para a mensuração de cada um dos aspectos a serem estudados.

Faça o levantamento e a interpretação dos dados coletados

Por fim, você vai se deparar com o momento de coletar e de interpretar aquilo que foi levantado durante a análise. É recomendável que haja um intervalo de tempo previamente definido, já que as táticas empregadas, em grande parte das vezes, são sazonais — seguindo o formato de campanhas direcionadas a datas comemorativas, por exemplo.

Com os dados em mãos, encontre os seus diferenciais em relação às demais companhias do mesmo nicho e reconheça as vantagens que outros empreendimentos têm quando comparados ao seu. Essas informações servirão para você identificar pontos de melhorias e trabalhá-los melhor, e para perceber o que vem gerando bons resultados e deve ser mantido (ou até potencializado).

Como você viu, quando falamos de análise da concorrência, há determinados pontos a considerar para obter melhores resultados. Um bom caminho para garantir um trabalho ainda melhor em termos de gestão de empreendimentos é desenvolver habilidades para implementar estratégias de negociação e gerenciamento de conflitos. 

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