Por que vale a pena ter um cardápio em QR Code no seu negócio?

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Que a tecnologia — e todos os seus avanços — veio para ficar é um fato e não há quaisquer dúvidas disso. Vale dizer, inclusive, que isso se aplica a todos os segmentos, incluindo, é claro, o setor de food service, e a relevância de ser receptivo aos novos recursos que estão em alta é tão grande que a não adoção dessas ferramentas pode ser determinante para o insucesso do seu negócio, deixando-o para trás diante dos concorrentes mais antenados.

No entanto, a importância de investir no novo e de abandonar modelos arcaicos de operação não se limita apenas à necessidade de preservar a sua vantagem competitiva. As soluções lançadas no mercado, de fato, são capazes de otimizar o dia a dia do seu estabelecimento e de trazer vantagens significativas, não apenas para o empreendimento, mas também para o público que o frequenta. Esse é o caso, por exemplo, do cardápio em QR Code.

Você já ouviu falar sobre ele? Em caso negativo, continue a leitura deste material. Neste post, não apenas explicaremos o seu conceito, mas também listaremos algumas das muitas razões que fazem valer a pena implementá-lo no seu negócio. Vamos lá!

O que é e como funciona um cardápio em QR Code?

Inicialmente, já vale explicar no que consiste o termo “QR Code”, que nada mais é do que a abreviação de “Quick Response Code”. Em português, podemos compreendê-lo como “código de resposta rápida”.

A leitura desse código funciona da seguinte forma: por meio de um dispositivo eletrônico, que, usualmente, é um smartphone, o usuário aponta a câmera para a imagem e, em seguida, uma identificação ocorre de modo automático. Dessa maneira, no caso do cardápio, o cliente que está sentado à mesa pode utilizar o recurso para visualizar integralmente o menu do estabelecimento sem a necessidade de manusear a versão em papel.

A sua implementação, basicamente, demanda o acesso a um gerador de QR Code. A seguir, é viável indicar a página de destino, que é aquela para a qual os usuários serão direcionados após a leitura do código. Depois desse passo, basta torná-lo visível ao público, por exemplo, imprimindo-o nos jogos americanos que estão dispostos nas mesas do local, nos materiais publicitários dentro do estabelecimento e, até mesmo, fora do negócio, nas embalagens utilizadas para pedidos entregues em domicílio.

Por que vale a pena disponibilizar um cardápio em QR Code para o público?

Mais agilidade no atendimento aos clientes

Como você pôde ver, ao disponibilizar um cardápio em QR Code, o menu do estabelecimento pode ser visualizado de maneira mais rápida, eliminando a necessidade de aguardar o primeiro atendimento feito pelos garçons. Em dias em que há uma maior movimentação de pessoas, essa vantagem é ainda mais perceptível, evitando que o cliente precise aguardar um tempo considerável, o que certamente o deixaria insatisfeito.

Basicamente, por meio dessa tecnologia, o cliente faz uso de uma espécie de serviço de “autoatendimento”, tendo bem mais autonomia para fazer as suas escolhas no momento que for mais conveniente. Essa facilidade, inclusive, leva-nos ao próximo tópico, que já representa uma vantagem direta para o estabelecimento.

Redução de custos

Quando um empreendimento do setor alimentício opta por utilizar cardápios em papel, qualquer mínima atualização — como o acréscimo de uma bebida ao menu ou a inserção de uma sobremesa nova que passou a ser oferecida — requer uma nova impressão, o que gera custos inevitáveis. Essa mesma necessidade existe, por exemplo, se houver um ajuste de preço em um determinado prato.

Já com o emprego de uma versão digital, esses gastos são eliminados, afinal, as alterações poderão ser feitas na própria página de destino (aquela da qual tratamos mais acima). Além disso, como o cliente se torna mais “independente”, a depender do porte do seu espaço, é até possível cogitar a manutenção de uma equipe de garçons mais enxuta, o que impacta os custos com a folha de pagamento, reduzindo-os. 

Inclusive, ambas as possibilidades de economia podem oportunizar uma melhor alocação de recursos. Com os valores poupados, por exemplo, você pode investir na capacitação dos integrantes da equipe responsável pela cozinha, a fim de oferecer um serviço de qualidade cada vez maior para os frequentadores do seu negócio.

Diminuição do risco de contaminação de doenças infectocontagiosas

No presente cenário vivenciado por nós, com a alta disseminação da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, a disponibilização de um cardápio em QR Code ainda pode representar um diferencial importante para o seu negócio. Isso porque o recurso acaba por representar uma solução bastante inteligente para evitar o contato com itens que sejam manuseados por um grande número de pessoas — como é o caso dos menus impressos. 

Afinal, como a leitura acontece por meio do dispositivo do próprio cliente, seja um smartphone, seja um tablet, o risco de contágio é significativamente reduzido. Neste momento pandêmico tão delicado, a adoção dessa medida mostra ao público que o estabelecimento não apenas cumpre as medidas de prevenção recomendadas pelos órgãos de saúde, mas vai além, inovando para zelar pelo bem-estar dos seus clientes.

Como fazer a implementação dessa solução de forma acertada e eficiente no estabelecimento?

Se você já tem um negócio no segmento de food service — seja um restaurante, seja uma cafeteria, seja uma padaria etc. —, certamente, já dispõe de um menu com os itens oferecidos na casa, certo? Sendo assim, torna-se muito mais fácil a implementação de um cardápio em QR Code, que, como dito, nada mais é que uma versão digital que será acessada pelo cliente por meio de um dispositivo eletrônico.

Uma vez que a versão impressa já existe, basta gerar o código (também já falamos dessa etapa em um momento anterior, lembra-se?) que direcionará o usuário para a página de destino e inseri-lo em locais estratégicos, tanto dentro quanto fora do negócio. Essa automatização, além de permitir que o público leia e faça as suas escolhas no seu próprio tempo, evita divergências na entrega do pedido, já que a possibilidade de falha humana passa a ser inexistente.

Como você pôde ver, um cardápio em QR Code não apenas gerará benefícios para o estabelecimento e para os seus clientes, mas também pode ser um diferencial determinante no atual contexto de pandemia para a escolha do seu empreendimento em detrimento dos concorrentes do mesmo nicho. Logo, não deixe de implementá-lo e esteja um passo à frente dos demais, garantindo a satisfação e a segurança dos consumidores.

Agora que você compreendeu a importância de fazer uso de uma solução inovadora, como o cardápio em QR Code, que tal saber mais sobre como um layout estratégico e organizado pode fazer toda a diferença na apresentação desse item, até mesmo elevando as suas vendas? Leia o nosso artigo acerca do tema!

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