Por que montar um plano de marketing para sua sorveteria? Saiba aqui!

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Qualquer empreendimento, independentemente do segmento em que atua e do porte, de forma consciente ou não, busca investir em estratégias que potencializem os resultados. Quando os gestores do negócio compreendem o conceito dessa prática, os reais benefícios que ela proporciona a um estabelecimento e como traçá-la corretamente, as chances de alcançar o sucesso são exponencialmente elevadas.

Estamos falando do planejamento de marketing. Basicamente, ele consiste no emprego de táticas com o intuito de identificar, ordenar e estudar as ações tomadas de forma programada, visando a um propósito determinado.

Se, inicialmente, você teve a impressão de que isso parece algo que envolve uma alta complexidade e é uma estratégia usada somente por grandes corporações, está diante de uma crença limitante — e que pode, de fato, impedir o desenvolvimento da sua empresa.

Para mudar essa visão um tanto quanto comum, resolvemos preparar este conteúdo voltado aos benefícios que um plano de marketing para sorveteria pode gerar. Continue a leitura e conheça a forma ideal de elaborá-lo!

Qual é a importância de criar um plano de marketing para sorveteria?

Como já dissemos, o planejamento de marketing direciona o empreendedor em relação às medidas que precisam ser tomadas para alcançar determinado resultado. Isso acontece porque planejar nada mais é do que direcionar aqueles que estão por trás das operações de um negócio, como engrenagens que “fazem a máquina girar”. 

Além disso, é inegável que, quando há um caminho previamente traçado a ser seguido, menos tempo útil é perdido. Confira, a seguir, algumas das vantagens de criar um plano de marketing para a sua sorveteria.

Ajuda na definição de metas, de propósitos e no alcance desses objetivos

O primeiro dos benefícios que podemos citar já está diretamente relacionado à finalidade do planejamento. Por meio dessa prática, você consegue alcançar o que chamamos habitualmente de “visão de mercado” — o que, resumidamente, pode ser definido como a capacidade de identificar novos meios para aumentar a competitividade do negócio no seu campo de atuação — e de tudo que está relacionado ao segmento e ao empreendimento.

Com isso, torna-se viável o estabelecimento de metas e de propósitos que sejam realmente estratégicos e capazes de gerar bons resultados. Você pode, inclusive, trabalhar com ações menores e prazos mais curtos, iniciando a jornada para atrair mais clientes e gerar, aos poucos, mais receita.

Torna o trabalho mais organizado

O planejamento de marketing também permite tornar o trabalho desenvolvido na sorveteria mais organizado, unificando até mesmo a comunicação no ambiente. Ao colocá-lo em prática, você pode definir cada ação a ser tomada e os respectivos prazos para o alcance de cada meta que foi definida. 

Consequentemente, toda a equipe que atua ao seu lado consegue compreender quais são os objetivos a serem alcançados e todos passam a “estar na mesma página” — o que ajuda a garantir que as ideias traçadas não ficarão apenas no papel.

Aumenta a competitividade da sorveteria no seu segmento

Talvez, entre todas as vantagens que um planejamento de marketing pode gerar para um estabelecimento, essa seja a mais almejada, já que contribui diretamente para o sucesso do estabelecimento e, em consequência, para o aumento dos lucros.

Na realidade, o que acontece é que, ao estruturar os programas de promoção da sua sorveteria de forma inteligente, você acaba por tornar os seus produtos mais bem-vistos pelo público-alvo. Como resultado, o seu estabelecimento passa a ser a primeira opção de escolha por aqueles que estão interessados no que é oferecido no local.

Como elaborar um plano de marketing para sorveteria?

Agora que você já sabe a importância desse planejamento, precisa entender, de forma prática, as ações que podem ser tomadas. A seguir, confira algumas dicas para criar o seu plano de marketing.

Analise o mercado e avalie a concorrência

O primeiro passo para a elaboração de um plano de marketing para sorveteria é fazer um estudo de mercado e dos concorrentes que dividem a atenção do público com você. Somente assim, será possível ter uma real ideia dos desafios a serem enfrentados e identificar o que não pode ser deixado de lado ao definir as ações a serem tomadas pelo estabelecimento.

Faça uma espécie de “pesquisa” e busque entender quais são os diferenciais que as sorveterias que concorrem com a sua oferecem ao público. Essa tática vai favorecê-lo futuramente, pois viabilizará um comparativo entre o que você oferta aos seus clientes e o que a concorrência está disposta a oferecer ao mesmo público para atraí-lo.

Identifique o seu público-alvo

Chegou o momento de, efetivamente, falar da importância de conhecer a fundo aqueles que compõem o público da sua sorveteria. A razão por trás dessa necessidade é até óbvia: como seria possível estabelecer as melhores estratégias para atrair os consumidores do seu produto se você não tem informações sobre quem são ou do que essas pessoas realmente buscam?

No caso de uma sorveteria, um aspecto que vale ser considerado é a localização. O seu estabelecimento está numa região mais residencial, por exemplo, próximo de uma escola ou de uma pracinha que funcione como o ponto de encontro dos jovens do bairro? Ou a sorveteria ocupa uma área mais central da cidade, rodeada por empresas e prédios corporativos, sendo frequentada habitualmente por trabalhadores durante o horário de almoço ou no fim do expediente?

Nesses dois casos hipotéticos, os potenciais consumidores do seu produto apresentam características extremamente distintas, logo, as táticas de atração que se aplicam a cada um não serão as mesmas para a atração do outro.

Como você viu, não são poucas as razões para investir em um plano de marketing para sorveteria, independentemente do porte do estabelecimento e da região de atuação. Com a adoção de estratégias bem-pensadas, é sempre possível alcançar melhores resultados e, como consequência, elevar o faturamento do negócio. Um plano com esse propósito servirá como um guia para ajudar você no alcance dos seus objetivos.

Este conteúdo foi útil? Então, aproveite a visita ao blog e conheça outro elemento em que você deve investir para elevar o alcance de público do seu estabelecimento: a presença digital.

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