5 dicas fundamentais para aumentar o ticket médio do seu estabelecimento

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Você sabe quanto cada cliente gasta, em média, no seu estabelecimento? Esse valor é o que chamamos de ticket médio, um indicador muito importante que serve para medir a sua lucratividade. A partir disso, é possível implementar ações para atrair um maior número de pessoas, aumentar as suas vendas e, consequentemente, os seus ganhos.

Neste artigo, vamos explicar de forma simples e objetiva como calcular o ticket médio do seu negócio e em quais estratégias apostar para aumentá-lo. Boa leitura!

Como calcular o ticket médio?

É bem simples. Basta dividir o faturamento obtido diariamente pela quantidade de clientes que você atendeu. O resultado será o seu ticket médio diário, mas é possível adaptar esse cálculo para o período que for mais conveniente para você (como uma semana ou um mês).

Digamos que a sua padaria ou confeitaria registrou um valor de R$ 1.200,00 em vendas ao final do dia, para 40 clientes. Fazendo a conta básica de divisão, você vai descobrir que o ticket médio é de R$ 30,00, a média de gasto por pessoa no seu estabelecimento.

Como aumentar esse indicador?

A seguir, confira algumas ações que podem ser desenvolvidas para aumentar o ticket médio do seu negócio sem que você precise investir muito dinheiro.

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1. Organize promoções sazonais

Essa primeira dica é especialmente válida para os períodos de menor movimento, quando há poucas pessoas circulando pela região ou nos primeiros dias da semana, por exemplo. Para manter o volume de vendas, vale oferecer descontos ou um item do cardápio como cortesia — como uma bebida ou a sobremesa — ou até criar ofertas para combos especiais.

2. Aposte em cartelas de fidelidade

Programas de fidelização não são uma novidade, mas continuam eficazes para reter clientes. Isso porque as pessoas naturalmente se interessam em preencher as cartelas para ganharem algum brinde (que pode ser um pedido gratuito, por exemplo). Então, é muito provável que elas voltem mais vezes ao seu estabelecimento para acelerarem esse processo.

3. Faça kits de produtos

Essa é uma ótima estratégia para elevar o seu ticket médio, já que acaba por estimular o consumo. Por exemplo, há um preço definido para o prato principal, um para a bebida que o acompanha e mais um para a sobremesa, correto?

Que tal, então, reunir os três em uma oferta para melhorar o custo-benefício em comparação à venda dos itens separadamente? A ideia de obter a vantagem pode fazer com que até aqueles clientes que não costumam pedir sobremesa ao final da refeição optem pelo kit.

4. Ofereça acompanhamentos por preços reduzidos

Essa estratégia é interessante não apenas para aumentar o faturamento, mas também para entregar um prato mais personalizado para o cliente. Isso porque ele terá a opção de adicionar ingredientes ou acompanhamentos, por exemplo, por um pequeno acréscimo ao preço final.

5. Trabalhe com delivery

Se você ainda não trabalha com entrega em domicílio, saiba que esse é um recurso essencial para elevar o ticket médio. Antes visto como um diferencial, o serviço delivery se tornou indispensável para não perder espaço para os concorrentes.

No entanto, tome cuidado para manter o padrão de atendimento e de zelo na preparação das refeições como o oferecido no espaço físico. Certamente, você verá um aumento considerável no número de pedidos, tanto de clientes que já costumam frequentar o local quanto de novos, que poderão ser fidelizados a partir da boa experiência.

Como você viu, entender o conceito e o cálculo do ticket médio é fundamental para investir em estratégias capazes de aumentar essa métrica. Na maior parte das vezes, medidas simples e que não pesam no bolso conseguem gerar retornos significativos, impactando positivamente a lucratividade do estabelecimento.

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