Investir na presença digital: quais as vantagens para o setor alimentício?

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Embora a Internet tenha se tornado parte da rotina das pessoas, muitas empresas ainda têm medo de investir pesado em uma estratégia para estabelecer uma imagem digital.

Por desconhecerem as vantagens ou mesmo não saberem como fazer para medir o sucesso das campanhas de marketing digital, esses negócios acabam perdendo a chance de construir marcas sólidas e gerar novas oportunidades por meio da Internet.

Quer saber qual é a importância e quais são as vantagens de investir na presença digital para o setor alimentício? Continue a leitura e confira!

Qual a importância de investir na presença digital?

O posicionamento digital é essencial para qualquer negócio. Ao investir e criar uma imagem on-line da marca, ela pode se tornar uma referência para determinado tema, o que permitirá que você estabeleça um canal de conexão mais consistente com o seu público.

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É importante notar que a presença digital não pode ser conquistada da noite para o dia. O planejamento deve ser em curto, médio e longo prazo para buscar o desenvolvimento contínuo. Portanto, é importante garantir que uma estratégia digital madura e estruturada seja corretamente relevante para os clientes.

Quais as vantagens?

Agora que você já sabe a importância da presença digital para a sua marca, veja abaixo quais são os benefícios dessa estratégia!

Redução de custos

O conteúdo publicado no ambiente on-line é mais barato do que o divulgado nos métodos tradicionais. Gastar com materiais impressos, comerciais de TV ou banners costuma ser muito oneroso, e os resultados não podem ser garantidos.

Por outro lado, é possível obter excelentes resultados na Internet sem gastar dinheiro. Obviamente, um planejamento eficaz deve ser feito para que mesmo os pequenos investimentos possam ampliar a influência de publicações e marcas.

Vendas mais eficazes

O fato de a publicidade ser bem direcionada ajuda a melhorar a eficiência das vendas. Normalmente, a divulgação tradicional abrange também aqueles que não estão interessados ​​nos produtos que você oferece, por isso, não há tanto retorno do investimento.

Já a publicidade na Internet atrai consumidores genuinamente interessados ​​na sua empresa, aumentando, assim, as suas vendas. Usando a estratégia certa, seu produto será ofertado ao público ideal.

Por exemplo, de nada adianta oferecer uma promoção de churrasco para uma pessoa vegana ou vegetariana, não é mesmo? A oferta do produto deve ser feita para o público certo.

Aumento da relevância

Na verdade, hoje em dia não pode existir uma empresa que não está nas redes sociais e na Internet. O consumidor gosta de conhecer a marca antes de comprar, aprender mais sobre ela e se sentir confiante para efetuar a compra. O ambiente digital é o lugar ideal para essas conexões. Afinal, os clientes sempre se informam e interagem na Internet. Lembre-se: “quem não é visto não é lembrado”.

Fortalecimento da marca

Uma das formas de fortalecer a marca é ser ativo no ambiente on-line, seja por meio de blogs, sites ou redes sociais. A presença do negócio nesses canais torna a empresa uma autoridade em relação ao tipo de produto que comercializa. Ao longo do tempo, torna-se referência para o público, que começa a comprar mais e a indicar o negócio para os amigos, criando uma rede de influência.

Aproximação com o cliente

A possibilidade de interação no ambiente on-line é muito mais forte do que em outros locais. No digital, é possível ter o feedback do cliente de forma imediata, aprimorar os relacionamentos e usar essas informações para melhorar os serviços da sua empresa. Isso é essencial para ampliar a competitividade do negócio e, consequentemente, os resultados.

Uma boa presença digital pode fornecer muitas maneiras de monitorar as ações do público, a fim de compreender melhor seu comportamento. Com esses dados, você pode direcionar suas campanhas para atingir os consumidores com precisão.

Aumento da visibilidade

Construir uma presença digital relevante pode ajudar sua empresa a ser vista por mais pessoas e como uma opção na hora de tomar a decisão de compra. Quem não está on-line sequer será lembrado pelo consumidor. Portanto, se você não estiver no ambiente virtual, é provável que a concorrência aproveite as oportunidades perdidas em seus negócios. Quem não está no on-line, atualmente, praticamente não existe.

Como começar a investir na presença digital?

Confira algumas dicas para iniciar sua jornada no ambiente on-line e ter sucesso com as vendas!

Defina qual é o seu público

Qualquer comunicação deve ser dirigida ao público certo. Primeiramente, identifique quem são os seus clientes, ou seja, sua persona. Você pode já conhecê-los, mas não da maneira específica que o marketing e a presença digital exigem.

Antes de iniciar qualquer estratégia, o público precisa ser bem definido e detalhado. Uma técnica útil é criar personagens. Essa será a personalização do seu cliente ideal, incluindo nome, idade, profissão, família e as suas próprias dúvidas. Por meio de funções, você pode entender a dor de seus clientes e como sua empresa pode ajudar.

Tenha um site

Depois da persona criada, é hora de pensar no site. É improvável que uma empresa seja reconhecida hoje em dia caso não tenha sua própria página, que deve ser otimizada para carregar rapidamente e simples de navegar. Para os consumidores, todas as informações mais importantes devem estar visíveis ou fáceis de encontrar na página inicial. Os usuários da Internet são ansiosos e precisam de informações rápidas. Se o site demorar muito para carregar, a chance de perder consumidores em potencial é alta.

Tenha perfis nas principais redes sociais

Mesmo tendo um site, é preciso também marcar presença nas redes sociais. As empresas que desejam construir uma imagem digital devem usar ambas as plataformas para alcançar todos os clientes potenciais on-line. Defina as redes sociais que sua persona usa com mais frequência para descobrir quais são mais relevantes para o seu negócio.

Use o marketing de conteúdo

Antes de começar a postar todas as promoções da empresa on-line, considere cuidadosamente sua estratégia. Ninguém quer assistir anúncios na Internet o tempo inteiro. Para que acompanhe o seu negócio e tenha a oportunidade de trazer compras no futuro, o conteúdo fornecido deve corresponder às preferências do cliente. Crie um blog e poste curiosidades, receitas e informações relevantes.

A mídia social requer uma estratégia ligeiramente diferente. Faça posts que estimulem a participação das pessoas, ou seja, que elas queiram curtir, comentar e compartilhar. Dessa forma, a rede pode entender que sua página é relevante para seu público e expandir sua cobertura.

No entanto, lembre-se de que tudo na Internet precisa de consistência. Não faz sentido criar um site otimizado e responsivo, postar duas vezes aleatórias no blog e nunca mais fornecer conteúdo ao público. O mesmo vale para as redes sociais. Se usada corretamente, a Internet se tornará uma excelente ferramenta de vendas.

Como vimos, investir na presença digital deixou de ser diferencial e passou a ser obrigação. Se você quer alcançar o sucesso no mercado atual, não esteja fora da Internet.

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