Gestão de confeitaria: aprenda como fazer de forma eficiente

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Caprichar na gestão de confeitaria é fundamental para tornar o negócio viável e conseguir se diferenciar nesse nicho tão concorrido dentro do ramo de alimentação. Imagine que você até tem um bom número de vendas, mas o lucro ao final do mês não é o esperado. Nessa situação, é necessário tomar algumas medidas para identificar o que está prejudicando os seus resultados e correr atrás de uma solução para esse problema.

Neste post, mostramos ótimas dicas de como fazer a gestão de confeitaria de forma eficiente. Confira!

Precifique corretamente

Se faz pouco tempo que você decidiu transformar o negócio caseiro em uma confeitaria, é provável que tenha dificuldade no momento de precificar doces, bolos e outras delícias do estabelecimento.

No entanto, saiba que esse é um ponto crucial para fazer a gestão financeira. Isso porque cobrar muito abaixo pelos produtos causa prejuízos. Por outro lado, colocar os preços acima da média do mercado torna o negócio pouco competitivo diante dos concorrentes.

Aqui, é importante considerar os seguintes fatores:

  • média de preço do mercado;
  • margem de lucro;
  • despesas secundárias;
  • custos com a mão de obra;
  • custos com a matéria-prima.

Na hora de precificar, considere a fórmula: percentual de lucro + mão de obra + despesas secundárias + custos = preço de venda.

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Tenha um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é essencial para a gestão de confeitaria. Quais os diferenciais, planos, objetivos e pontos menos favoráveis do seu negócio? Essas são algumas questões que você deve responder. O recomendado é escrever as informações de maneira objetiva.

Nessa fase, também é importante cuidar da gestão orçamentária. Para chegar a um orçamento realista e detalhado, faça as projeções das suas despesas (como remuneração de funcionários, marketing e custos de produção) e das suas receitas, com base no histórico do consumo anterior.

Otimize o controle do estoque

Os processos produtivos de uma confeitaria envolvem recepção e estocagem, compra de mercadorias, identificação da necessidade de insumos, além de exposição, produção e vendas. Dessa etapa, os pontos de armazenamento e compra são os mais importantes.

Portanto, é indispensável fazer o controle do estoque e, para isso, busque sempre a melhor matéria-prima e reconheça os fornecedores pontuais, que podem auxiliar você nesse processo.

Controle o fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa consiste no acompanhamento das entradas e saídas da empresa. Por meio dele, você pode saber se o capital de giro da sua confeitaria está sendo bem usado.

Esse conceito também está relacionado ao controle de estoque. Nesse caso, uma boa administração do fluxo de caixa ajuda a eliminar problemas. Com essa análise, você poderá fazer um planejamento futuro e projetar as necessidades de ajustes nos preços.

Agora que você já sabe como fazer a gestão de confeitaria, lembre-se também de contar com bons parceiros para ajudar no andamento e no sucesso da sua empresa, como a Nova Safra. Aqui, você encontrará ingredientes para a fabricação das receitas, soluções em equipamentos e produtos de serviços de treinamento e qualificação.

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